Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
TARIFA SOCIAL

Barbosinha pede campanha para divulgar desconto da tarifa social para famílias de baixa renda

o parlamentar apresentou indicação solicitando apoio para criação de uma campanha estadual de conscientização de mais de 170 mil famílias que possuem direito ao benefício

17 Abr 2019 - 09h02Por ASSESSORIA

O deputado estadual Barbosinha (DEM-MS) tem se empenhado cada dia mais para incentivar famílias de baixa renda a aderirem ao programa de tarifa social para obterem desconto na conta de energia elétrica. Na sessão desta terça-feira (16) o parlamentar apresentou indicação solicitando apoio para criação de uma campanha estadual de conscientização de mais de 170 mil famílias que possuem direito ao benefício, mas que ainda não usufruem ou por desconhecimento ou por falta de informação adequada.

Com a campanha o deputado também tem intensão de estimular a capacitação dos agentes públicos que trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras, auxiliando assim, no cadastro das famílias de baixa renda que têm direito de adesão a tarifa social de energia elétrica.

"Esta ação trará maior amplitude possível sobre o assunto e fará com que este direito chegue ao beneficiário do nosso Estado. São famílias carentes, de baixa renda, que praticamente tem seus recebimentos utilizados na sobrevivência. Este dinheiro economizado, com o desconto, acaba sendo revertido para outras necessidades", disse o deputado ao conclamar o Poder Legislativo, o Executivo Estadual, os Executivos Municipais, as Câmaras de Vereadores, o Ministério Público, a Defensoria Pública e todos que de alguma forma tenham contato com o público, para incorporar à causa.

Barbosinha acredita que o número elevado de famílias que ainda não têm este direito garantido se deve a um absoluto desconhecimento do desconto que é praticado de forma escalonada, começando em 65%, de acordo com a faixa de consumo de cada unidade.

O deputado ainda explicou os percentuais de descontos divulgados pela concessionária. Os descontos por consumo mensal variam de 65% a 10%, dependendo do quilowatt-hora (Kwh). De 0 a 30 Kwh o desconto é de 65%, de 31 a 100 Kwh o consumidor terá 40% e de 101 a 220 Kwh o percentual será de 10%. O benefício da tarifa social é garantido às famílias de baixa renda pela Lei Federal 12.212/10.

Na avaliação de Barbosinha não basta que as famílias tenham o direito assegurado por lei, é preciso que o poder público e a concessionária tornem amplo e efetivo utilização do desconto. Barbosinha elencou dois pontos fundamentais a serem trabalhados e que provocariam melhorias na divulgação do benefício. O primeiro deles é a falta de capacitação dos agentes públicos que trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras. Com isso o consumidor terá pleno conhecimento do seu direito e será atendido por profissionais habilitados para preencherem o cadastro de forma correta.

O segundo ponto que facilitaria o cadastro é a informação no momento de preencher o formulário, do número da Unidade Consumidora, das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. "Em Dourados já houve capacitação que promovemos em conjunto com a Prefeitura, mas a procura ainda é pequena", alega o deputado. No município mais de 10 mil famílias podem usufruir do desconto e não o fazem.

"Qualquer consumidor que se enquadre nos programas sociais precisa comparecer ao Cras, levando o número da sua Unidade Consumidora, atualizar o cadastro e solicitar a inclusão no programa de Tarifa Social para que possa fazer jus a este direito", explicou Barbosinha.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
Fotos: Ricardo Agra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul