Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DEPUTADO BARBOSINHA

Barbosinha faz crítica a falta de investimentos da União na segurança pública de MS

Barbosinha faz crítica a falta de investimentos da União na segurança pública de MS

5 Jun 2019 - 20h12Por Luciana Bomfim / Assessoria

A política de investimentos do Governo Federal em Mato Grosso do Sul na área de segurança pública tem deixado, e muito a desejar, na avaliação do deputado estadual Barbosinha (DEM-MS) que usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (5), para mostrar indignação em como a União tem tratado o tema.

O parlamentar fez duras críticas quanto a política de segurança nacional, principalmente na faixa de fronteira que em MS se estende por 1.517 km com Paraguai e Bolívia. "É uma política em completo desequilíbrio. A União se comporta como se o problema relacionado à fronteira e aos pertinentes às drogas, não competissem a ela. Historicamente temos fronteiras abandonadas, sem investimentos por parte do Governo Federal. Essa responsabilidade tem que ser compartilhada e não pode ser atribuída exclusivamente aos estados", analisou o deputado.

Na avaliação do parlamentar a segurança pública não pode ser discutida apenas no reconhecimento do combate ao crime ou aumento e diminuição de pena. De acordo com o deputado é preciso ter uma política pública eficiente em que se construa novos presídios e trabalhe a recuperação e ressocialização dos apenados.

O debate tem que ser muito mais amplo e passa inexoravelmente por uma discussão da política de segurança nas fronteiras, acredita o deputado. "Mexer apenas no quesito pena, alterar legislação penal ou processual penal não ataca os pontos centrais das causas do crime", avaliou. Outro ponto levantado por Barbosinha durante o discurso foi sobre o convênio firmado entre a União, por intermédio da Polícia Federal, e Mato Grosso do Sul, através da Sejusp, que tem por objeto a cooperação do estado na execução dos serviços de prevenção e repressão aos crimes de tráfico ilícito. O acordo vencerá no dia 27 de julho deste ano.

"O Governo Estadual já notificou o Ministério da Justiça para que ocorra uma nova pactuação sob pena de o Estado, ao não ter esse convênio renovado, atribuir esta responsabilidade exclusivamente as forças federais a quem constitucionalmente compete o combate e repressão às drogas", explicou o deputado. Ao apresentar dados fornecidos pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, o deputado Barbosinha disse que entre 2015 e maio de 2019 as forças policiais estaduais já apreenderam mais de 1.462 milhão de kg de drogas. Em decorrência do volume de apreensões o Estado possui cerca de 7.300 presos, ou seja, 40% da população carcerária, oriundas do crime transnacional do tráfico internacional. Atualmente o custo anual com estes presos é de R$ 133 milhões que saem exclusivamente dos cofres estaduais.

"É uma completa omissão do Governo Federal como se esse problema efetivamente não existisse", ponderou o deputado ao lembrar que os custos do tráfico, ao Estado, não param por aí. Após as apreensões: custo dos inquéritos e processos, análise dos materiais apreendidos em laboratórios de perícias, guarda dos bens e drogas apreendidas, são acrescidos às despesas finais.

**Visita do Ministro Moro **

Foi a falta de interlocução com as forças de segurança de Mato Grosso do Sul na visita do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na tarde do dia 3 na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, vizinha ao MS, que levou o deputado a usar a tribuna para revelar sua completa indignação. O parlamentar conhece de perto as dificuldades e escassez de recursos por parte da União quando se trata em investimentos na faixa de fronteira. Barbosinha já conduziu por quase dois anos a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

"É impossível se discutir segurança pública orgânica na fronteira sem envolvermos as forças de segurança estadual, junto com a Polícia Federal, Rodoviária Federal e as próprias Forças Armadas. A visita do ministro Moro se deu no nosso vizinho Paraguai, descendo no Mato Grosso do Sul, sem que as forças de segurança do Estado, o Departamento de Operações de Fronteira e nem o próprio Governo do Estado fosse informado dessa agenda", criticou Barbosinha.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Competitividade: Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
Fotos: Arquivo pessoal AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Dia dos Povos Indígenas: Fernando é o 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indíg
Fotos: Matheus Carvalho AÇÕES DO GOVERNO DE MS
'Perifeirarte' passa pela fronteira com formação de cidadania às lideranças comunitárias
Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Titular da SAD debate inovação na gestão pública na 128ª edição de fórum nacional da Consad

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis