Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
ATÉ BOLSONARISTAS

Bancada de MS ‘tritura’ proposta para recriar CPMF

Nem parlamentares aliados ao governo de Bolsonaro querem o retorno do imposto

5 Set 2019 - 10h02Por Topmidia News

Há a possibilidade de o governo federal encampar a ideia de recriar o imposto federal sobre transações financeiras parecida com a extinta CPMF, conforme vem declarando o ministro Paulo Guedes (Economia).

Mas na bancada de Mato Grosso do Sul, nem mesmo os correligionários do governo de Bolsonaro (PSL) estimam o propósito, como o deputado federal Doutor Luiz Ovando. Ele diz ser “contra” a medida, mas que prefere "estudar o assunto antes de emitir opinião” efetiva.

A intenção de ressuscitar a CPMF integra o pacote da reforma tributária que o governo federal vai enviar ao Congresso, amplamente defendida pelo ministro Guedes.

O retorno do tributo, se tocado adiante, viria disfarçado. A contribuição seria um meio de contrabalançar a redução cobrada das empresas sobre a folha de pagamentos.

OPINIÕES

Beto Pereira, deputado federal do PSDB, disse ser "totalmente contrário" à contribuição extra.

"Nós estamos hoje num momento de exaustão da carga tributária, os cidadãos brasileiros não suportam mais ter nenhum imposto incidindo em seu cotidiano. Então, vejo que não prospera dentro da casa a criação ou a reedição da CPMF", disse o parlamentar.

Colega de partido de Beto, a deputada federal Rose Modesto, afirmou “ser contra o retorno da CPMF ou imposto equivalente”.

Ela quer, pelo contrário, derrubar o número de impostos.

“Eu defendo a redução da quantidade de tributos, por isso a reforma tributária em discussão é muito importante. Temos de desonerar o brasileiro, do trabalhador ao empresário, não criar um novo imposto. Nesse processo precisamos garantir a redução da carga tributária do setor produtivo, o que na prática vai beneficiar MS ao tornar os produtos do Estado mais competitivos, além de possibilitar novos empreendimento”.

MAIS ‘NÃOS’

Fábio Trad, deputado federal do PSD, também reprime o plano da recriação:

“Sou contra a recriação do CPMF. Nada justifica o novo tributo, que é altíssimo no Brasil. Entendo que o governo tem que ser mais criativo e operoso para encontrar a solução, que não passe pela exacerbação da carga tributária vigente”.

O deputado federal Dagoberto Nogueira, do PDT, amplia a relação dos contrários à CPMF:

“Sou contra porque o país não aguenta mais impostos. Nossa carga tributária é muito alta. Esse governo gasta muito mais do que aquilo que deveria e acha que quem tem de bancar tudo isso é o consumidor brasileiro. Então, somos contra, vou votar contra.

SENADORES

O senador Nelsinho Trad, do PSD, cujo partido é parceiro do presidente, também rechaçou o propósito do ministro: “qualquer medida que venha aumentar a carga tributária do povo brasileiro, sou contra. Nesse sentido não terá meu apoio qualquer intenção de retornar a CPMF”.

A senadora Simone Tebet (MDB) acha improvável que o Congresso concorde com a proposta. Ela disse não “ver clima e que povo brasileiro” não suporta mais pagar impostos. “A aprovação é muito difícil”, disse a parlamentar.

NO DISCURSO

Ao menos no discurso, o próprio presidente Jair Bolsonaro deixou a entender, numa declaração dada ao jornal Folha de S. Paulo, que vê com reservas a proposta.

“Já falei para o Guedes (ministro): para ter nova CPMF, tem que ter uma compensação para as pessoas. Se não, ele vai tomar porrada até de mim”, afirmou o presidente.

NA ESPERA

TopMidiaNews tentou ouvir todos os parlamentares da bancada do MS nos últimos, contudo nem todos emitiram suas opiniões, ou por não terem sido localizados, ou que não retornaram às ligações.

Vander Loubet, deputado federal do PT, normalmente segue a recomendação do partido, que já se manifestou contra a CPMF. O PSDB, da deputada Bia Cavassa, também mostra-se desfavorável à proposta e ela deve seguir a orientação da legenda.

O deputado federal Tio Trutis, do PSL, partido ainda de opinião indefinida acerca da reedição da CPMF, é outro que, normalmente acompanha o partido nas votações.

A senador Soraya Thronicke, que já declarou ser contra a criação de impostos, também deve seguir a orientação o interesso da silga.

Caso os parlamentares queiram declarar suas impressões acerca do caso, o jornal vai publicá-las assim que manifestadas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
Fotos - Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS