Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS

Antes de sair de férias, governador acerta compra de medicamentos e encaminha investimentos chineses

Pautas importantes para Mato Grosso do Sul avançaram nesta semana com a atuação do governador Reinaldo Azambuja nas cidades de Brasília (DF) e Curitiba (PR)

11 Ago 2019 - 09h02Por Portal do MS

Campo Grande (MS) –  Pautas importantes para Mato Grosso do Sul avançaram nesta semana com a atuação do governador Reinaldo Azambuja nas cidades de Brasília (DF) e Curitiba (PR). Antes de sair de férias, no dia 8 de agosto, o governador acertou com a compra compartilhada de medicamentos entre sete estados brasileiros e tratou de investimentos chineses no novo projeto da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), cujo traçado deve beneficiar Mato Grosso do Sul. O gestor ficará fora do comando do Estado até 20 de agosto. Neste período, o vice-governador Murilo Zauith assume o Executivo.

Desde que assumiu em janeiro deste ano a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, Reinaldo Azambuja tem trabalhado para viabilizar a compra compartilhada de medicamentos entre o Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins – membros do bloco econômico. Na terça-feira passada, ele assinou um memorando de entendimento com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) que viabiliza a aquisição, que objetiva aumentar o poder de compra e reduzir o preço de remédios e equipamentos.

“Comprando conjuntamente, a gente espera baratear o custo. Vamos ter condições de ter um valor menor. Planejando a compra, vamos ter um ganho de escala porque vamos comprar todos os estados conjuntamente e a Unops tem uma experiência nisso. Ela é um braço da ONU que organiza as questões de saúde. Não é só medicamento. Nós podemos comprar equipamentos”, afirmou Reinaldo Azambuja. Segundo ele, os estados já se preparam para fazer a primeira aquisição, com pagamento à vista, usando recursos dos Tesouros estaduais. “Dentro de 15 dias já temos a lista toda fechada dos medicamentos e os valores”, declarou.

Reinaldo Azambuja este em Brasília na reunião do Consórcio Brasil Central

Ferroeste

Já no Paraná, o governador se reuniu na última quarta-feira com representantes de grupos empresariais chineses e portugueses no Brasil para discutir formas de investimento no novo projeto da Ferroeste, que pretende ligar os portos de Paranaguá (PR) e Antofagasta, no Chile, passando por Mato Grosso do Sul. Possibilidades de rotas e ramais que ligarão Brasil e Chile, cortando o Paraguai e a Argentina, foram apresentadas no encontro na sede do governo paranaense. Um grupo de trabalho do estado vizinho vai avaliar qual o melhor modelo a ser seguido. Atualmente, a Ferroeste liga as cidades de Cascavel a Guarapuava.

Mato Grosso do Sul tem interesse na construção de uma nova linha de escoamento da produção por meio do Oceano Pacífico. “Seremos mais competitivos com essa nova saída. Agora é olhar a melhor lógica e modelagem”, afirmou Reinaldo Azambuja. Ele ainda defendeu a discussão conjunta do traçado, uma vez que a integração logística dá mais competitividade aos produtos brasileiros e asiáticos. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, também reafirmou a relevância do projeto. “É um sonho tirar do papel o corredor bioceânico, mas qualquer decisão depende do Governo Federal. Precisamos vencer a burocracia”, destacou.

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
Fotos: Ricardo Agra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS