Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
ALERTA

Risco de ataque do PCC em presídios de MS deixa agentes penitenciários em alerta

Espionagem descobriu suposta ação da maior facção criminosa do país

7 Nov 2016 - 07h56Por Mídia Max

Circular emitida ontem à noite, sexta-feira (4), pelo comando de operações da Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária), sinalizou com uma espécie de alerta vermelho o risco de ataques contra agentes penitenciários que atuam em presídios de Mato Grosso do Sul, tanto da esfera estadual quanto federal.

O comunicado foi endereçado aos diretores dos presídios. “... nesta noite [sexta] foi passado informações do Serviço de Inteligência, que está sendo arquitetado possíveis ações criminosas contra Agentes Penitenciários Estaduais e Federais no estado de Mato Grosso do Sul”, diz trecho da nota.

No ofício (ver abaixo), assinado pelo diretor de operações da Agepen, Reginaldo Francisco Régis, é dito aos servidores nos estabelecimentos penitenciários que “redobrem os cuidados e a vigilância em todas as operações e rotinas”.

A reportagem apurou que antes da emissão da circular, surgiu a informação de que os ataques aos agentes penitenciários estariam sendo planejados por integrantes do chamado PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa criada dentro de presídios, no início dos anos de 2000. O alerta foi feito primeiro aos agentes do presídio federal.

Ailton Stropa Garcia, presidente da Agepen-MS desde abril de 2015, confirmou ao Midiamax a emissão da circular de alerta. Ele informou que a agência soube do risco do ataque por meio de informação do setor de inteligência da Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

“Ficamos sabendo por meio de Brasília, por isso fizemos o alerta para os cuidados”, disse Stropa.

O presidente da Agepen contou ainda que o risco de ataque virou uma espécie de rotina entre os agentes penitenciários estaduais. “Estamos sempre em alerta”, afirmou ele.

O presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS), André Luiz Santiago Garcia, também confirmou o comunicado e criticou a forma como a nota foi divulgada. Ele disse que a circular foi mandado apenas aos diretores dos presídios. “Estou distribuindo para todos [agentes] agora”, disse o sindicalista.

INVESTIGAÇÃO

Na sexta-feira (4), pela manhã, o Midiamax divulgou com exclusividade o caso de uma investigação em curso, tocada sob sigilo pela Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), acerca de um suposto esquema de corrupção com desvio de dinheiro, tráfico de droga e tortura de preso para forjar depoimentos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
BOLSA DE DÓLARES
Avião que caiu e pegou fogo no Paraguai, a 240 km de MS, levava bolsa com dólares
QUEIMADURA
Trabalhador sofre queimaduras com óleo quente em restaurante em MS
Grande apreensão
PRF apreende ônibus com quase 1,5 tonelada de droga em MS
FLAGRANTE
Adolescente é flagrado pela tia abusando do primo de 8 anos em MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste