Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
INSEGURANÇA

Por socorro índios recorrem ao governo estadual e ao MPF

Três indígenas morrem por semana nas aldeias da região sul do Estado.

18 Jun 2019 - 08h39Por Campo Grande News

Três indígenas morrem por semana nas aldeias da região sul do Estado. A taxa de homicídio de indígenas na região é 400% maior que a dos não índios em Mato Grosso do Sul, segundo levantamento do MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul). Diante do aumento da violência, lideranças indígenas Guarani, Kaiowá e Terena se reuniram na manhã desta segunda-feira (17) com o secretário de governo, Eduardo Riedel, em um “grito de socorro” por segurança pública.

“Estamos trazendo a nossa dor. Não temos segurança nas aldeias, não tem mais remédio. Nós somos rezadores e não podemos mais rezar, a pessoa que vai para a igreja não pode mais sair e até a criança que vão para a escola tem que tomar cuidado. É muito perigoso. É o nosso choro que estamos trazendo”, descreveu a cacique da aldeia Jaguapiru, Alda Silva, durante coletiva imprensa na tarde de hoje.

Para as lideranças, o problema está diretamente ligado ao consumo de drogas e álcool. “Nós indígenas sem a bebida e a droga não brigamos”, apontou o conselheiro indígena da nação Guarani, Getúlio Juca.

Na última semana, Josias da Silva Machado, de 48 anos, Pedro Avila Morales Filho, de 19 anos e Junior Abraão da Silva, de 31 anos morreram em reservas indígenas de Dourados, cidade a 233 quilômetros de Campo Grande. As mortes entram para os índices de violência nas aldeias, que na contramão dos indicadores de Mato Grosso do Sul, cresceram nos últimos anos.

Entre 2012 e 2014 a taxa média de homicídios no Brasil foi de 29,2 a cada 100 mil habitantes. No estado a taxa de homicídio é de 26,1 a cada 100 mil habitantes. Entre os indígenas esse número dobra e chega a 55,9 a cada 100 mil habitantes. Quando o recorte é feito nas reservas indígenas no sul do estado, a taxa de homicídio chega a 101,18 por 100 mil habitantes.

“O que nós pretendemos é que haja uma mudança de enfoque no Estado em relação
às populações indígenas. Não é possível que nós tenhamos índices decrescentes de violência em relação a população como um todo e índices crescentes de violência em relação a população indígenas. É um quadro aterrador, um flagrante de violação”, afirmou o procurador da república de MS, Marco Antonio Delfino de Almeida.

Para o procurador a reunião com o Governo do Estado é o primeiro passo para discutir a segurança nas reservas. “Essa reunião vem justamente para isso, para ver como vamos atuar para tornar os indígenas efetivamente cidadão. Não só cidadão de papel, mas cidadão a acesso a todas as politicas pública, inclusive segurança”, disse.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

plantão ESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
COVARDIA
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia Naviraí CASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril