Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
tráfico de drogas

Polícias batem recorde e apreendem quase 200 toneladas de drogas em MS

22 Nov 2014 - 09h08Por Diário MS

De todos os Estados do país Mato Grosso do Sul é o que mais apreende drogas, conforme dados do Ministério da Justiça. Pelo menos 80% de todo o entorpecente tirado de circulação no Brasil parra pelo Estado. Só neste ano, as polícias interceptaram carregamentos que já somam quase 200 toneladas, a maior quantidade de droga já apreendida no país por um único Estado, segundo destacado pela Sejusp/MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o secretário Wantuir Jacini, as apreensões de drogas no Estado mais que dobraram nos últimos anos. Considerando apenas o período entre 2002 e 2006 foram tiradas de circulação nas estradas de Mato Grosso do Sul pouco mais de 88,7 toneladas de droga. “São apreensões de quatro anos cujo volume foi superado em um único ano, 2013, quando a soma ultrapassou 136 toneladas de drogas”, lembrou o secretário.

A soma de apreensões de drogas realizadas no Estado entre 2007 e 2014 já ultrapassa 550 toneladas. Já as apreensões deste ano estão bem próximas das 200 toneladas.  “Somando-se a isso temos também um expressivo número de prisões, tendo a Sejusp contabilizado em 2013 quase 18 mil e este ano de janeiro até agora quase 15 mil, a maioria delas por tráfico de drogas ou crimes correlatos”, disse Jacini.

Walmir Rocha | Diário MS
Volume crescente de drogas apreendidas é visto pelo Estado como resultado de investimentos em segurança pública nos últimos anos Divulgação/Sejusp

Volume crescente de drogas apreendidas é visto pelo Estado como resultado de investimentos em segurança pública nos últimos anos

A especializada Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), a PMRV (Polícia Militar Rodoviária Estadual) e o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) são responsáveis diretos por grande parte das apreensões. O delegado titular da Denar, Rodrigo Guiraldelli Yassaka, apontou a intensificação do trabalho de inteligência na unidade como um dos motivos para o volume expressivo de apreensões. Para o delegado a fronteira seca e a posição geográfica do Estado, que faz divisa com a Bolívia e o Paraguai (sendo o primeiro grande exportador de cocaína e o segundo maior produtor de maconha do mundo), desfavorecem e dificultam o trabalho da polícia.

“Os traficantes não respeitam territorialidade, como tem que fazer a polícia. Além disso, há um fortalecimento do intercâmbio entre os criminosos e uma consequente necessidade de investimentos no trabalho de inteligência policial, que vem dando excelentes resultados. Prova disso é o grande volume de apreensões feitas com intenso trabalho que descapitalizou grandes consórcios do tráfico e desmantelou várias quadrilhas que atuavam em todo o país”, avaliou Yassaka.

A PMRV, que sozinha apreendeu 65 toneladas do total de drogas tiradas de circulação no Estado neste ano, mudou a forma de pensar e de atuar para chegar ao resultado. Segundo o comandante, tenente-coronel Waldir Acosta, a fórmula é simples. “Nós tiramos os efetivos de oficiais e praças das áreas administrativas e colocamos nas estradas. Paralelo a isso, implantamos a estatística de produtividade dos policiais, avaliação que é feita individualmente e por equipes. Os que se dedicam e produzem mais, são reconhecidos”, destacou Acosta.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PRESO
Foragido da Justiça é capturado na fronteira com quase 800 quilos de maconha
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS
FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio News IDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
Fotos: Divulgação/PMA AÇÕES DA PMA
PMA inicia OPERAÇÃO com foco na prevenção e repressão à pesca predatória; VEJA OS PONTOS

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos