Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
JULGAMENTO

PMs acusados de chacina taparam câmera de segurança antes do crime

Às vésperas do julgamento que pode condenar um dos quatro PMs acusados do assassinato de cinco jovens dentro de um Palio branco

15 Set 2019 - 07h48Por Extra

Às vésperas do julgamento que pode condenar um dos quatro PMs acusados do assassinato de cinco jovens dentro de um Palio branco, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio, em 2015, imagens inéditas lançam novas suspeitas sobre os agentes. Uma série de vídeos obtidos com exclusividade pelo EXTRA revela que um dos PMs tapou uma câmera de segurança próxima ao local dos homicídios poucos minutos antes dos crimes. O aparelho, entretanto, chegou a filmar os agentes colocando dentro de uma viatura engradados de cerveja que haviam sido roubados. O júri de um dos PMs — o cabo Fábio Pizza Oliveira da Silva — está marcado para o próximo dia 24.

As imagens — anexadas, em maio, pelo Ministério Público no processo contra o cabo Oliveira— foram gravadas pela câmera de uma oficina na Avenida José Arantes de Melo, onde aconteceu a chacina. O início do vídeo mostra uma viatura da PM sendo estacionada na frente do estabelecimento. Os policiais desembarcam. Depois, um dos agentes, o cabo Oliveira, pega dois engradados cheios de cerveja dentro da oficina e os leva para a viatura. Em seguida, o cabo e o sargento Márcio Darcy Alves dos Santos pegam os engradados e os colocam novamente no chão da oficina.

Cerca de 16 minutos depois, o soldado Thiago Resende Viana Barbosa entra na oficina, percebe que uma câmera filmava os policiais e avisa os demais, apontando para o aparelho. O cabo Oliveira olha na direção da câmera e ri. Às 22h32, Resende volta ao interior da oficina, deixa seu fuzil no chão, se apoia na parede e coloca um objeto — que parece ser um copo de plástico — na frente da lente, impedindo a filmagem do restante da ação.

Os assassinatos dos jovens aconteceram a poucos metros da oficina. Segundo os depoimentos dos policiais na 39ª DP (Pavuna) após o crime, eles haviam ido ao local para recuperar um caminhão de cerveja que havia sido roubado e levado até ali. As imagens põem em xeque os relatos de três dos agentes, que afirmaram na delegacia que toda a carga de cerveja havia sido saqueada antes da chegada dos PMs.

Processo foi desmembrado; PMs seguem presos

Desde setembro do ano passado, o processo contra os PMs pelos homicídios dos cinco jovens no Pálio e pela tentativa de homicídio de outros dois numa moto foi desmembrado. Por decisão do juiz Daniel Werneck Cotta, da 2ª Vara Criminal, o cabo Fábio Oliveira responde à acusação separado dos outros três réus.

Imagem mostra PM com engradado de cervejaImagem mostra PM com engradado de cerveja Foto: Reprodução

Oliveira é o único dos agentes que afirmou, em depoimento à Justiça, não ter atirado no dia dos assassinatos. No entanto, o laudo de confronto balístico elaborado pela Polícia Civil apontou que cinco projéteis encontrados no Pálio foram disparados pela pistola que o cabo portava.

Todos os quatro policiais irão à júri popular. O julgamento de Oliveira foi marcado para o final deste mês. Já o dos outros réus — o sargento Darcy e os soldados Resende e Antônio Carlos Gonçalves Filho — ainda não foi marcado. Todos os recursos apresentados por suas defesas foram negados.

Os quatro PMs estão presos desde agosto de 2016. Eles também respondem, na 2ª Vara Criminal, por fraude processual e porte ilegal de arma de fogo, por apresentarem na delegacia um revólver quebrado para justificar os tiros disparados contra as vítimas. Já na Auditoria Militar, os quatro agentes foram denunciados pelo MP pelo crime de associação criminosa.

Os policiais, já presos, diante de deputados estaduais da CPI dos Autos de ResistênciaOs policiais, já presos, diante de deputados estaduais da CPI dos Autos de Resistência Foto: Divulgação / divulgação/4.12.2015

Fabíola Santoro Garcia, advogada do soldado Resende — que tampa a câmera de segurança — diz que não teve acesso ao vídeo e, por isso, não pode comentá-lo. O EXTRA também tentou contato com as defesas dos demais policiais, sem sucesso.

Mais de 80 tiros

Os cinco amigos que estavam no Palio naquela noite e foram mortos são Wilton Esteves Domingos Júnior, de 20 anos, Carlos Eduardo Silva de Souza, de 16, Wesley Castro Rodrigues, de 25, Roberto Silva de Souza, de 16, e Cleiton Corrêa de Souza, de 18.

Um dos quatro PMs acusados do crime admitiu ter feito disparos em direção ao veículo onde estavam os adolescentes. “Dei 18 tiros com fuzil, mais 11 de pistola, que não foram no Palio. Se chegaram a acertar o Palio quatro, cinco tiros, foi muito”, afirmou o soldado Gonçalves na audiência.

Crime vai completar quatro anosCrime vai completar quatro anos Foto: Extra

Ao todo, 21 projéteis ou estojos decorrentes de disparos feitos pelos quatro agentes foram encontrados na cena do crime: três no corpo de uma das vítimas, Cleiton ; sete dentro do carro; e 11 próximas ao local. Os exames de necrópsia mostram que, dos 40 disparos que acertaram os jovens, 21 os atingiram nas costas.

Joselita de Souza, mãe de Roberto, um dos cinco amigos, morreu em julho de 2016. Segundo parentes, a cabeleireira não suportou a morte do filho e morreu de tristeza.

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Caarapó reforça segurança com criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar
ESTUPRO
Homem é preso após estuprar a filha por cinco anos quando a esposa saía de casa
Grande apreensão
Carga de cigarros avaliada em mais de R$ 2 milhões é apreendida pelo DOF
PLANTÃO VINGANÇA
Casal deu carona a morador de rua e desferiu mais de 15 facadas na vítima por vingança, diz polícia
TRAGÉDIA
Motorista morre em um fica gravemente ferido em batida frontal na BR-262, em MS

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente