Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Violência no Maracanã

PM fala em atitude "covarde" e pede punição severa a torcedores corintianos

24 Out 2016 - 16h44Por UOL

O tumulto e as prisões realizadas após a partida entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã, foram resultado de uma "atitude covarde" de alguns torcedores corintianos. Essa é a avaliação do major Silvio Luiz, comandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio) da PM-RJ (Policia Militar do Rio).

Menos de 24 horas após 42 torcedores do Corinthians terem sido do Maracanã para a delegacia, o major concedeu uma entrevista ao UOL Esporte. Ele lamentou a agressão de policiais que trabalhavam na segurança do jogo e pediu uma "punição severa" aos que se envolveram na confusão do domingo (23).

"Esperamos uma punição severa'", afirmou o major. "É preciso dar uma resposta para que esses torcedores sejam mesmo levados a julgamento."

Os torcedores aos quais Silvio Luiz se referiu são os que foram detidos pela PM-RJ após o clássico no Maracanã. Minutos antes de o jogo começar, relatou o major, eles agrediram quatro polícias que protegiam a barreira de segurança que dividia a área destinada à torcida do Flamengo à área da torcida do Corinthians.

"Os corintianos começaram a se aproximar da grade numa troca de provocações com os flamenguistas. Os polícias tentaram afastá-los e acabaram agredidos", contou Silvio Luiz. "Foi um ato covarde. Tiveram um comportamento inadequado."

Segundo o major, todos 42 os corintianos que se envolveram na confusão foram identificados e levados à delegacia. Desses, onze já foram liberados. Outros seguem detidos pela Polícia Civil à espera da audiência de custódia, que deve ocorrer nesta segunda (24.)

Defesa da operação da PM-RJ

O major do Gepe ainda respondeu às críticas sobre a atuação da polícia no domingo. O Corinthians chegou a divulgar uma nota oficial lamentando a "agressão a torcedores" no Maracanã. Já o Flamengo declarou apoio ao Gepe.

Segundo Silvio Luiz, a ação da PM foi adequada. Ele disse que os policiais agredidos defenderam-se. Já a retenção de torcedores corintianos no estádio seguiu um protocolo empregado em outras partidas e também acordos com dirigentes das torcidas organizadas.

"É normal retermos a torcida visitante no estádio para segurança deles", explicou. "No domingo, após a confusão, conversamos com os presidentes das torcidas para que fizessemos a identificação dos envolvidos. Mulheres e crianças foram liberadas. Torcedores tiraram as camisas para que pudessemos identificar os agressores por meio de tatuagens. "

Ainda segundo o major Silvio Luiz, havia cerca de 3.000 torcedores do Corinthians no Maracanã. Só mil foram retidos para identificação.

Trabalharam no jogo, cerca de 4 mil policiais militares. Os quatro policiais agredidos tiveram ferimentos leves.

Confusão também nas ruas do Rio

A Polícia Militar informou que houve outra ocorrência envolvendo corintianos. Após a partida, um grupo de 25 torcedores seguiu pela Rua São Francisco Xavier munido de paus e pedras.

Quatro indivíduos invadiram um condomínio para fugir da polícia, mas os 25 foram detidos. Deste, cinco torcedores portavam maconha e cocaína.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRÁFICO DE DROGAS
Se passando por grupo de ciclistas, traficantes são flagrados com mais de R$ 1,3 milhão em droga
plantão OLHA A HISTÓRIA
Bêbado, homem acaba preso ao jogar gasolina em casa com esposa e filhos dentro em MS
FATALIDADE
Famílias realizam missa de 7° dia para jovens atropelados por caminhão em MS
TRAGÉDIA
Acidente triplo mata um e deixa três feridos na BR-158 em MS
Imagens: CGPA/Sejusp TODOS PELO RIO GRANDE DO SUL
Helicóptero de MS ajuda no resgate de crianças e transporte de gestante no Rio Grande do Sul

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Arlindo Gomes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento