Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
CONDENADO A PRISÃO

Pedreiro cai de escada e é preso no hospital de Caarapó por homicídio de 12 anos atrás em Dourados

Homem foi condenado em 2010 pelo Tribunal do Júri de Dourados

21 Jul 2016 - 11h25Por Mídia Max

 

Quando caiu da escada que utilizava durante uma obra residencial em Caarapó, município a 272 quilômetros de Campo Grande, o pedreiro Ezequiel Matos Cabral, de 31 anos, talvez não soubesse que esse acidente de trabalho lhe traria problemas maiores do que as lesões sofridas no braço direito. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital São Mateus, acabou preso por um homicídio ocorrido há 12 anos e pelo qual havia sido condenado em 2010.

Na madrugada desta quinta-feira (21), por volta de 0h20, a PM (Polícia Militar) foi acionada para deslocamento até o hospital onde estava o homem que caiu da escada. Os bombeiros que o socorreram no Jardim Aprazível constataram que o mesmo era alvo de mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal de Dourados. Coube aos policiais cumprir a determinação judicial pendente há seis anos.

Antes de iniciar essa obra na qual sofreu um acidente de trabalho, Ezequiel Matos Cabral já era um homem procurado pela Justiça. Ele não havia cumprido um único dia sequer da condenação a 16 anos e oito meses por um homicídio cometido no dia 17 de agosto de 2014, na Vila Cachoeirinha, na segunda maior cidade do Estado. João Derlei Nobre foi a vítima naquela ocasião, alvo de disparos de arma de fogo que lhe custaram a vida.

Por esse crime, o MPE (Ministério Público Estadual) denunciou, ainda em 2007, Cabral e outros dois homens, Wilhan da Silva Saraiva e Isac Rocha de Matos. Todos foram levados ao Tribunal do Júri e condenados no dia 22 de outubro de 2010. A maior pena foi justamente a do homem preso nesta madrugada, foragido que não havia sido encontrado nem mesmo nas intimações para interrogatórios.

Procurado desde então, Cabral buscava reverter o mandado de prisão preventiva com um pedido de habeas corpus impetrado pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Mas no dia 31 de março de 2011 o ministro Adilson Vieira Macabu, desembargador convocado do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), negou o pedido.

Embora a defesa tenha alegado que Cabral sofria “constrangimento ilegal, eis que, por ocasião da prolação da sentença condenatória, o Juízo de Primeiro Grau decretou a sua custódia sem a indicação idônea dos fundamentos a ela necessários”, o STJ pontuou que “da leitura do acórdão questionado, constato, todavia, que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul concluiu pela necessidade do encarceramento, porque as circunstâncias de o paciente ‘ausentar-se ou mudar-se do endereço constante nos autos sem comunicar ao juízo aliado à elevada pena aplicada na sentença (16 anos), indicam ser temerária a revogação da prisão preventiva por risco à aplicação da lei penal’”.

Só hoje, contudo, quase 12 anos após o crime do qual foi considerado culpado e mais de seis anos desde a condenação, Cabral foi encontrado pelas autoridades para que a Justiça consiga fazer valer sua decisão.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
BOLSA DE DÓLARES
Avião que caiu e pegou fogo no Paraguai, a 240 km de MS, levava bolsa com dólares
QUEIMADURA
Trabalhador sofre queimaduras com óleo quente em restaurante em MS
Grande apreensão
PRF apreende ônibus com quase 1,5 tonelada de droga em MS
FLAGRANTE
Adolescente é flagrado pela tia abusando do primo de 8 anos em MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto