Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Campo Grande

Motociclistas em estado grave ocupam 80% dos leitos no maior hospital de MS

29 Set 2016 - 14h07Por Campo Grande News

Na tarde de quarta-feira (28) a quantidade e a gravidade das vítimas de acidentes de trânsitos, principalmente motocicletas, no Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Grande lotou a UTI do maior hospital de Mato Grosso do Sul.

Por volta das 16h, dos seis leitos disponíveis na sala de estabilização do Pronto Socorro, cinco estavam ocupados com vítimas em estado grave por acidentes de motocicletas. A quantidade de vítimas desta modalidade que dá entrada com lesões sérias impressiona, assim como também impressiona a idade da maioria.

Jovens entre 18 e 30 anos são parte considerável destes pacientes que acabam com alguma sequela, ou até mortos em virtude da gravidade dos acidentes. Naquele momento a condição da sala de estabilização (vermelha) assustava até profissionais acostumados com o cotidiano do setor. "Parece que tem uma guerra lá fora" disse Robrigo Quadros, médico emergencista que atendia no setor.

Não bastasse o quadro preocupante verificado, quinze minutos após, a assessoria de comunicação do hospital foi informada pelos emergencista que outras três vítimas deram entrada, dois motociclistas e um pedestre atropelado por um deles. A frequência com que as ambulâncias estacionam no Pronto Socorro com estes pacientes deixa claro que um mal sério acomete o trânsito sul-mato-grossense.

O número de pessoas vitimadas pelo trânsito a dar entrada no hospital vem crescendo constantemente. De primeiro janeiro a 28 de setembro de 2015 foram 4.752 vítimas, e no mesmo período de 2016 foram 5.373. Registrou-se, portanto, um aumento médio mensal de 69 pacientes ou 13,06%.

A geometria dos números preocupa mais quando se observa a curva evolutiva, ou seja, a mesma comparação feita no parágrafo anterior fora realizada em maio, por conta do Maio Amarelo, e na ocasião o aumento encontrado fora de cerca de 9%, o que mostra que o crescimento tem constância.

Só no mês de setembro de 2016 foram 594 vítimas de acidente de trânsito a dar entrada no Pronto Socorro da Santa Casa, destes 373 foram vitimados em acidentes com motocicletas. Apesar das estatísticas apresentadas há pouco tempo pelas autoridades estaduais, atestando a diminuição no número de acidentes, a realidade no atendimento tem sido outra.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PLANTÃO POLICIAL - FATALIDADE
Mulher atropelada e internada há 53 dias morre em hospital de MS
FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
BATALHA
Militar do Exército morre após árdua batalha contra tumor em MS
ENCONTRADA MORTA
Mulher é encontrada morta e suspeita é de overdose em Mato Grosso do Sul
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho