Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
CASO DE RAIVA EM MS

Médico americano vai acompanhar tratamento de paciente com raiva

Médico infectologista é quem cuida do paciente de 38 anos

20 Abr 2015 - 14h38Por Correio do Estado

O médico americano Rodney Willoughby vai acompanhar o tratamento do piscineiro, de 38 anos, que está internado com raiva humana no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande.

O médico que trata do paciente, Maurício Pompilho, disse, na manhã desta segunda-feira (20), que o estado de saúde é considerado grave, mas o quadro do paciente permanece estável. “Infelizmente o paciente corre risco de vida, mas com o tratamento experimental, a partir de 2004, já é possível dar uma expectativa de cura”, disse.

Segundo Pompilho, o hospital vai receber o acompanhamento a distância de Rodney, que foi o responsável pelo primeiro caso de cura da doença em 2004, através do Protocolo de Milwaukee, que é um tratamento experimental para raiva em humanos. A sedação a que o paciente foi induzido faz parte deste protocolo, segundo o médico.

Ainda de acordo com Pompilho, o caso se agravou devido a demora do paciente em procurar atendimento médico. Uma biopsia da pele confirmou a doença e outro exame, de isolamento viral, confirmou pela segunda vez o caso. O homem foi mordido por um cachorro infectado em Corumbá, distante 444 km de Campo Grande, e procurou atendimento médico cerca de 45 dias depois, mesmo com o surto de raiva que atinge a cidade.

Ele está internado no HU desde sexta-feira (17), na ala vermelha. O vírus afetou o sistema nervoso, mas como ele está em coma, o vírus não se desenvolve. O piscineito está sendo tratado com Amantadina, um antiviral que impede a replicação do vírus no corpo, e o hospital aguarda uma proteína chamada Biopterina que deve ser enviada pelo Ministério da Saúde para o tratamento.

A orientação médica é para que a população procure uma unidade de saúde imediatamente em casos de mordidas, lambidas ou arranhaduras de cachorros, mesmo que não pareçam infectados, além de mordidas de morcegos.  

SURTO

No início deste mês, a Secretaria de Saúde de Corumbá confirmou que a cidade vive surto da doença. Até a primeira semana do mês, eram seis casos confirmados da doença em cães. A vacinação nos animais foi intensificada e mais de 8 mil cães já receberam a dose da vacina anti-rábica na cidade.

O contágio da doença em humanos se dá através do contato do homem com a saliva do animal. Situação geralmente ocorrida após mordidas. Entre os sintomas da raiva humana estão queixas de febre, dores musculares, irritabilidade, dificuldade de alimentar-se e espasmos musculares.

Equipes da Secretaria de Saúde reforçaram as atividades de combate a raiva animal e buscam pessoas que foram agredidas ou tiveram contato com animais suspeitos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PLANTÃO ESPANCADO
Homem é espancado por populares após tentar estuprar adolescente durante voltinha de moto em MS
CLAMA POR JUSTIÇA
Mãe de gari atropelado clama por justiça em Mato Grosso do Sul
PERSEGUIÇÃO EM MS
Caminhonete tomba após 25 km de perseguição e jovem é preso pela PRF
COVARDIA
Marido usa pedaço de pau para espancar esposa na frente das crianças em MS
BRIGA ENTRE VIZINHOS
Conflito entre vizinhos termina em pauladas em MS

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS