Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
SITUAÇÃO INDÍGENA

Mais de 49 mil índios em MS vivem em terras demarcadas

Grupo que está mais vulnerável a conflito é formado por 12,7 mil pessoas

28 Jun 2016 - 08h08Por Correio do Estado

O Atlas Nacional Digital 2016, publicado virtualmente a partir de agora, confirmou que 79,4% (49.019) da população indígena em Mato Grosso do Sul vive em terras demarcadas. A estatística faz parte do Censo Demográfico 2010 e que, desta vez, está separado em caderno temático para abordar a realidade indígena no Brasil.

Há 61.737 índios vivendo no Estado, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto no Brasil essa população atinge 896.917 pessoas.

A partir desses números, é possível identificar que 12,7 mil índios em Mato Grosso do Sul atualmente vivem fora de área demarcada e estariam em situação vulnerável de conflito por área rural.

O documento do IBGE destacou também que Campo Grande e Amambai são as cidades onde aconteceram um maior crescimento populacional. Na Capital, em 2000 a população residente era de 4.620 pessoas e saltou para 5.657, dez anos depois. A realidade de Amambai foi de 5.367 pessoas para 7.158.

"O numeroso quantitativo de indígenas em Estados de ativa fronteira agropecuária modernizada, como Mato Grosso do Sul (...), reafirma que, além de ser uma dimensão central da geopolítica de ocupação/preservação do Brasil Central, a população indígena possui uma expressão não só cultural, mas até mesmo numericamente expressiva", analisou Nilza de Oliveira Martins Pereira, doutora em saúde pública e pesquisadora do IBGE, que assinou o caderno temático sobre populações indígenas.

O estudo do IBGE pode ser acessado na íntegra a partir deste link.

CONFLITO

Caraapó, que fica a 77 quilômetros de Amambai, município destacado no estudo do IBGE, está no centro de uma disputa por terras. Desde o dia 12 há tensão entre fazendeiros e índios, inclusive com a ocorrência de uma morte (Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, 26 anos) e feridos, entre eles crianças e policiais militares.

A Força Nacional está na região para tentar garantir segurança e dar apoio à Polícia Militar. A equipe deve ficar no local por pelo menos mais 15 dias, contados a partir de hoje.

A principal briga é por conta de decreto assinado no final do governo de Dilma Rousseff (PT) que criou a reserva Amambaipegua I, de mais de 55 mil hectares em áreas dos municípios de Caraapó, Laguna Carapã e Amambai.

Os índios cobram a regulamentação da área por parte do governo federal e os fazendeiros que tem posse documentada exigem indenização pelos bens e pela terra.

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Caarapó reforça segurança com criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar
ESTUPRO
Homem é preso após estuprar a filha por cinco anos quando a esposa saía de casa
Grande apreensão
Carga de cigarros avaliada em mais de R$ 2 milhões é apreendida pelo DOF
PLANTÃO VINGANÇA
Casal deu carona a morador de rua e desferiu mais de 15 facadas na vítima por vingança, diz polícia
TRAGÉDIA
Motorista morre em um fica gravemente ferido em batida frontal na BR-262, em MS

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente