Menu
PASSARELA
quinta, 21 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
'Chefe de disciplina'

Líder no PCC, Pantaneiro comandava 'júri' contra quem desobedecia facção

20 Fev 2017 - 16h20Por CAMPO GRANDE NEWS

A transferência de um dos 15 presos removidos da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) para o presídio federal de Porto Velho (RO), realizada na manhã desta segunda-feira (20), foi um pedido do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). O objetivo do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul era retirar do Estado uma das principais lideranças do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Francivaldo Rodrigues Lima, conhecido como "Pantaneiro", cumpria pena no regime fechado na PED. Mesmo assim, ordenava a prática de crimes dentro e fora do presídio, como por exemplo, tráfico de drogas, homicídios, roubos e sequestros, em vários estados do país, e ainda era responsável pelo julgamento de quem descumpria as ordens da facção.

Segundo a Promotora de Justiça e coordenadora do Gaeco, Cristiane Mourão, “Pantaneiro” era responsável pela “disciplina” dos integrantes do PCC. Tinha participação efetiva em "julgamentos" da organização, determinando qual o tipo de "pena" - exclusão, suspensão, agressões físicas e morte - que seria aplicada aos faccionados que descumprissem as ordens do comando geral.

Em Porto Velho, Francivaldo passará a cumprir pena em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). Outros 14 detentos também foram transferidos para o presídio federal, na manhã de hoje.

Esta é a segunda vez que a Depen (Departamento Penitenciário) realiza a transferência de detentos das instituições penais estaduais para unidades federais neste ano.

A ação foi facilitada pelo então ministro Alexandre de Morais, postulante a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, como parte das medidas para inibir a guerra de facções nos presídios do Brasil que já deixou 130 mortos só em 2017. Mato Grosso do Sul teve quatro vítimas fatais em suas celas no período.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEODAPOLENSE MORRE EM ACIDENTE
Morador de Deodápolis morre em acidente
FAMOSIDADES
Ex-apresentadora do ‘Vídeo show’, Alinne Prado sofre assalto a mão armada dentro de casa
MOTORISTA SUMIU
Veículo de grande porte “arranca” fiação elétrica, e deixa moradores às escuras em Nova Andradina
Três Lagoas
Mulher morre em acidente envolvendo carro e carreta na BR-158
Dourados
Interno é encontrado morto em cela da PED
MS-276
Acidente entre trator e caminhonete mata homem em Dourados
GLÓRIA DE DOURADOS - ACIDENTE
Acidente envolve caminhão e ciclista em Glória de Dourados
MANIACO SEXUAL
Policia prende homem flagrado pelado sobre menina de 7 anos em Dourados
DEODÁPOLIS NA LISTA - GOLPE
Estelionatário é preso por aplicar golpes em Deodápolis e mais três cidades de MS
ATENTADO
Preso em Rio Brilhante o casal acusado de atentado contra prefeito de Paranhos