Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
CIFRA NEGRA

Justiça quebra sigilo e Câmara pode cassar 4 vereadores

A medida tem a intenção de compartilhar as provas contidas nos autos para que a Câmara Municipal possa ingressar com processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.

14 Fev 2019 - 10h14Por Dourados Agora

O juiz da 1ª Vara Criminal de Dourados, Luiz Alberto de Moura Filho, cancelou o sigilo do processo dos vereadores Idenor Machado, Cirilo Ramão Ruis Cardoso (Pastor Cirilo), Pedro Alves de Lima, o "Pedro Pepa" e Denize Portollan de Moura Martins, que foram presos nas operações "Cifra Negra" e "Pregão" do Ministério Público Estadual.

A medida tem a intenção de compartilhar as provas contidas nos autos para que a Câmara Municipal possa ingressar com processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. A decisão, publicada ontem, atende a um pedido dos promotores de justiça João Linhares Júnior (Eleitoral) e Ricardo Rottuno (16º Promotoria).

De acordo com o pedido do Ministério Público Estadual, as provas contidas no processo "denotam a prática de diversos crimes que configuram, num juízo de cognição sumária, afronta ao decoro parlamentar e sujeita mencionados edis a processo ético pelos seus pares para os desiderados ventilados no Decreto 201/1967, especialmente no art. 7º, insisos I e III, assim como na lei n.8.429/1992 - art. 9º, 10 e 11, o que pode culminar na cassação dos respectivos mandatos", destaca.

Segundo ainda o MP, os crimes, em tese perspetrados por tais agentes, guardam estreita relação com o exerc´´icio do mandato popular que lhes foi ortogado e, portanto, há evidente interesse público e social na transparência total dos presentes processos (...)"

Decisão Na decisão judicial do último dia 12, o juiz considerou que "o compartilhamento de provas colhidas em procedimento criminal não se encontra óbice na legislação penal. Desde que a prova seja obtida por meio licito, possível seu compartilhamento para instruir procedimentos civis, eleitorais, administrativos ou até mesmo criminais que possuam relação com as provas já colhidas".

Segundo ainda o magistrado os delitos supostamente cometidos por Idenor Machado, Cirilo Ramão, Pedro Pepa e Denize Portolan em tese, avultam o decoro parlamentar. "Logo possível compartilhar as provas produzidas nos autos da medida investigatória e da ação penal para instruir procedimento eleitoral, sendo este inclusive o entendimento do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral, consoante julgados transcritos pelo Parquet".

Providências

Com a decisão judicial, os promotores de justiça vão gravar os processos em DVD e protocolar todos os documentos na Câmara de Vereadores, além de entregar em mãos ao presidente da Casa Alan Guedes. O encontro está previsto para a próxima terça-feira.

**Cifra Negra ** Batizada de Cifra Negra, a operação desencadeada no dia 05 de dezembro investiga fraudes em licitações e pagamento de propinas a servidores públicos. No decorrer das investigações, foram cumpridos cinco mandados de prisão em Dourados e cinco em Campo Grande.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a ação é desdobramento das operações Telhado de Vidro e Argonautas, que investigam crimes de fraude em licitação e corrupção ativa.

Em síntese, foi apurado que, em diversos processos licitatórios, apresentavam-se como concorrentes sempre empresas "cartas marcadas", as quais que atuavam em conluio, algumas delas, inclusive, existiam apenas no papel, com o mero intuito de simular uma concorrência leal nas licitações. Sem a devida concorrência, os valores dos contratos oriundos destes processos se faziam exorbitantes. Para garantir que o esquema se perpetuasse, as empresas repassavam valores mensais, isto é, "propinas", a servidores públicos, dentre eles os membros da Mesa Diretora da Câmara da época.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio News IDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
Fotos: Divulgação/PMA AÇÕES DA PMA
PMA inicia OPERAÇÃO com foco na prevenção e repressão à pesca predatória; VEJA OS PONTOS
DETRAN-MS - Foto: Chico Ribeiro OPERAÇÃO FERIADÃO
ALERTA: Durante feriado Detran-MS realiza Operação Semana Santa, Lei Seca e Amigos do Parque
Fotos: Divulgação/PMR OPERAÇÃO SEMANA SANTA
Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado; VEJA OS PONTOS

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos