Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
MS-156 segue Bloqueada

Indígenas seguem com bloqueio na MS-156 e prometem movimento maior na quarta

No local, eles fazem danças típicas

27 Jul 2016 - 09h32

A rodovia MS-156 segue bloqueada na tarde desta terça-feira por conta do protesto dos indígenas, ato iniciado na segunda-feira (25) que tem contado com pausa apenas a noite, como também acontecerá hoje após as 17h. O movimento no trevo de acesso a Reserva Indígena de Dourados deve contar com maior adesão de pessoas, sendo a expectativa de mais de mil manifestantes nesta quarta-feira (27).

A reivindicação é devido ao problema de falta de água para as comunidades Bororó e Jaguapiru que se arrasta há anos e piorou nos últimos meses.

De acordo com Silvio de Leão, líder indígena, já nesta tarde o ato deve contar com centenas de pessoas. Ele destaca que os populares de maneira pacífica têm cobrado seus direitos e não vão desistir do bloqueio até que o maquinário de perfuração de poços chegue a Reserva.

"Nós seguimos com o bloqueio, até que a máquina de perfuração dos poços artesianos chegue e hoje já devemos ter centenas de pessoas com a gente, amanhã serão mais de mil pessoas. É um descaso que fiquemos sem água, já está no nosso limite isso, só vamos parar de fechar a via com essa condição, se vier amanhã, paramos amanhã, se não seguiremos", disse.

Como já divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Dourados News, a expectativa dos indígenas é que os equipamentos cheguem nesta quarta-feira (27)relembre aqui, o que de acordo com lideranças indígenas foi sinalizado por um representante da Sesai (Secretaria Especial de Sáude Indígena).

Sílvio afirmou que o movimento é tranquilo no local, sem engarrafamentos no momento. A passagem está permitida apenas para veículos e pessoas que trabalhem na área da saúde. Equipes da PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) estão orientando o trânsito no prolongamento da avenida Presidente Vargas fazendo com que motoristas peguem desvios pela Perimetral Norte ou retornem pela mesma via.

O protesto tem ainda o intuito de alertar para melhorias em questão de saúde nas aldeias, como a falta de medicamentos gratuitos nos postos de saúde.

A previsão de término do movimento nesta terça-feira é às 17h. Já a retomada deve acontecer a partir das 7h desta quarta-feira (27).

Problema antigo

A falta de água na reserva indígena de Dourados é um problema frequente enfrentado pelos moradores do local. Recentemente a situação chegou a afetar as aulas nas escolas daquela área, conforme foi mostrado pelo Dourados News. Sem o recurso, por vezes não foi possível manter os alunos em aula, já que a água faltava em 70% da comunidade.

O sufoco pelo fato na reserva indígena já é antigo, e em outubro de 2014, o Dourados News foi até o local e constatou famílias que precisavam caminhar por horas sob sol de quase 40ºC, para conseguir abastecer galões com água em tanques utilizados para a piscicultura

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

plantão ESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
COVARDIA
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia Naviraí CASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS