Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
CAARAPÓ - PROTESTO

Indígenas bloqueiam BR 163; próximo do posto da PRF de Caarapó

Um grupo de lideranças indígenas da aldeia Te’ Ýikue de Caarapó

26 Out 2016 - 16h58Por CaarapoNews

Um grupo de lideranças indígenas da aldeia Te’ Ýikue de Caarapó começou por volta das 13h desta quarta-feira (26) a bloquear o trânsito na BR 163 sentido Caarapó/Dourados, mais precisamente nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal.

A manifestação é contra a Portaria 1907/2016 que municipaliza a saúde indígena, resultando na retirada da autonomia financeira da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

A princípio a via foi bloqueada com a presença de um grupo de indígenas, alguns com arcos e flechas se colocando na frente dos veículos.  Alguns indígenas estavam com cartazes informativos falando a respeito do referido bloqueio.

Segundo os organizadores, a princípio o bloqueio está sendo feito de forma intercalada. Ou seja, por um período segura o trânsito, por outro libera. De ambos os lados da pista se formou uma grande fila de veículos.

De acordo com a agente comunitária de saúde indígena, Julia Soares, a manifestação é uma luta em prol da saúde indígena. “Como já foi noticiado o ministro da Saúde aprovou recentemente sem comunicar nenhuma liderança indígena, uma portaria que tira toda autonomia financeira do Sesai”, observou.

“Não aceitamos o que esse ministro está fazendo conosco. Nosso objetivo com esses bloqueios que estão acontecendo não só em Caarapó, mas em outras partes do País, é mobilizar as nossas autoridades, mas sem especial o ministro da Saúde no sentido de que ele possa revogar a portaria. Caso isso não aconteça a classe terá que tomar decisões maios sérias”, enfatizou. 

A agente de saúde disse ainda a reportagem do CaarapoNews, que um dos prejuízos da referida portaria diz respeito a contratação dos funcionários. “Caso a mesma não seja revogada, vai haver um prejuízo muito grande para a saúde indígena que aliás já é um caos. Nós vamos lutar até o fim pela melhoria da saúde do nosso povo. Por enquanto estamos bloqueando aleatoriamente a BR, mas se precisar uma hora dessas vamos fechar e não teremos hora de terminar”, avisou.

Para o enfermeiro do Polo Base de Caarapó, Sergio Luiz Vaz de Paula, a Sesai foi uma conquista da população indígena na IV Conferência Nacional de Saúde, aonde são respeitados os direitos do indígena a saúde de forma igualitária. "Com essa portaria o ministro está tirando o direito da referida comunidade. Nós como integrantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), e da Sesai estamos nos solidarizando com os indígenas e torcendo pela revogação da portaria e que a mesma traga melhorias para a classe no quesito saúde", salientou.

Portaria

A Portaria 1907/2016 restitui a autonomia financeira e orçamentária que tinham os DSEIs - Distritos Sanitários Indígenas. Ela é uma resposta aos protestos em relação à portaria do dia 17 de outubro que retira a competência atribuída ao Secretário de Saúde Indígena em relação a questão orçamentária e financeira em relação a saúde indígena.

Outras manifestações estão acontecendo no País. Em Dourados, o polo da Sesai paralisou as atividades durante esta semana, apenas os serviços essenciais estão sendo realizados. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DEFESA DO PANTANAL
Para desenvolvimento sustentável do Pantanal, MS e MT formalizam cooperação com apoio de Ministério
OLHA O GOLPE!
Mulher denuncia golpe após comprar cachorro pela internet em cidade de MS
REZOU
'Sangue de Jesus tem poder': após crime, homem é preso e reza por perdão na fronteira
BOMBEIROS - Imagem: ilustração GRAVE ACIDENTE
A caminho da universidade, jovem é atingida por carro na MS-450
QUEDA DE HELICÓPTERO
Servidores da Casa Militar de MS são os feridos na queda do helicóptero em MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul