Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Crime em alta

Desmanche e tráfico transformam caminhonetes em joias para criminosos

Roubos de caminhonetes aumentaram nos últimos meses em várias

31 Jul 2015 - 15h17Por Campo Grande News

Moedas de troca por droga e consideradas “joias” para os desmanches clandestinos, as caminhonetes, principalmente seminovas movidas a diesel, sempre estiveram na mira dos criminosos. Nos últimos meses, no entanto, a procura das quadrilhas por esse tipo de veículo se tornou ainda maior e várias caminhonetes foram roubadas em Mato Grosso do Sul em julho.

Para o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), as caminhonetes roubadas em Mato Grosso do Sul e também em estados vizinhos têm dois destinos: o Paraguai e a Bolívia. Cidades desses dois países que fazem fronteira com o Estado são bases de quadrilhas de traficantes e de desmanches para venda de peças.

Só nesta semana ocorreram roubos de caminhonetes em Dourados, Rio Brilhante, Eldorado e Corumbá.

Em Rio Brilhante, no dia 25, um tratorista de 40 anos foi rendido em sua casa e mantido refém enquanto os bandidos fugiam para o Paraguai levando sua VW Amarok. A caminhonete foi recuperada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) próximo a Ponta Porã e um dos assaltantes, de 21 anos, foi preso.

Na segunda-feira (27), um fazendeiro de 74 anos foi assaltado e deixado algemado em Eldorado, a 447 km de Campo Grande. O assaltante encapuzado fugiu levando a Toyota Hilux do pecuarista.

No dia seguinte, o proprietário de uma loja de piscinas em Dourados, a 233 km da Capital, foi atraído por um falso cliente para fazer um orçamento e acabou dominado e mantido como refém por duas horas enquanto os bandidos levavam para o Paraguai a sua caminhonete Mitsubishi L200 prata.

No mesmo dia, três assaltantes, entre eles um adolescente de 17 anos, foram presos após invadirem uma casa em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, e fazer uma família inteira de refém, para roubar a caminhonete S10, que seria vendida do outro lado da fronteira por R$ 12 mil.

No dia 7 de julho, o empresário douradense Mário Rubens Ferraz de Paula, 54, foi sequestrado em Dourados por dois assaltantes e levado até a região de Antonio João, onde a polícia cercou os criminosos graças ao aplicativo de rastreamento presente em seu telefone celular. Um dos bandidos foi morto a tiros pelos policiais e outros três foram presos, entre eles uma adolescente de 17 anos.

Mercado paralelo – Ao Campo Grande News, a assessoria do DOF informou que a principal motivação para os roubos de caminhonetes é o mercado paralelo, principalmente pelo alto valor das peças desse tipo de veículo, que também é valorizado na hora de vender para receptadores ou trocado por droga no Paraguai e na Bolívia.

De acordo com o policial do DOF, na maioria das vezes as caminhonetes roubadas ou furtadas no Brasil são levadas até as cidades de Pero Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã, e Capitán Bado, separada de Coronel Sapucaia apenas por uma rua.

Nessas cidades, os veículos são entregues em desmanches, onde são desmontados e as peças vendidas separadamente. Conforme o DOF, essas peças têm grande procura, principalmente em cidades brasileiras.

Drogas – Segundo o DOF, que atua na fronteira de MS na repressão ao tráfico, contrabando e roubos, outro destino das caminhonetes é a troca por drogas. Os veículos são levados para a as mesmas cidades paraguaias onde funcionam os desmanches e dadas como moeda para pagar carregamentos de drogas. Em alguns casos também são carregadas com entorpecente e retornam alguns dias depois ao Brasil com placa falsa e numeração do chassi e do motor adulterada.

Nos últimos 12 meses o DOF apreendeu 47 caminhonetes usadas no contrabando, descaminho e tráfico ou porque estavam com algum tipo de adulteração. No mesmo período, o departamento recuperou outros 24 veículos desse modelo, roubados ou furtados.

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul não tem uma estatística dos roubos e furtos apenas de caminhonetes. O SIGO (Serviço Integrado de Gestão Operacional) da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública tem apenas o total de denúncias, sem especificar o produto roubado ou furtado.

 
Caminhonete S10 roubada, recuperada pelo DOF na região de fronteira; desmanche e tráfico incentivam assaltos (Foto: Divulgação)Caminhonete S10 roubada, recuperada pelo DOF na região de fronteira; desmanche e tráfico incentivam assaltos (Foto: Divulgação)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
BOLSA DE DÓLARES
Avião que caiu e pegou fogo no Paraguai, a 240 km de MS, levava bolsa com dólares
QUEIMADURA
Trabalhador sofre queimaduras com óleo quente em restaurante em MS
Grande apreensão
PRF apreende ônibus com quase 1,5 tonelada de droga em MS
FLAGRANTE
Adolescente é flagrado pela tia abusando do primo de 8 anos em MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda