Menu
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
Busca
SUCURI_MEGA
Oportunidades

Correios vão realizar novo concurso público; Iades será a organizadora

Ainda não há previsão para a publicação do edital

4 Mai 2017 - 14h51Por Correio do Estado

Os Correios escolheram o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) para organizar seu próximo concurso. O extrato de dispensa de licitação foi divulgado no “Diário Oficial da União”.

O concurso será para as áreas de saúde, segurança e engenharia para os cargos de auxiliar de enfermagem do trabalho júnior, técnico de segurança do trabalho júnior, enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de segurança do trabalho júnior e médico do trabalho júnior. O número de vagas e salários não foram divulgados.

Ainda não há previsão do prazo para a publicação do edital.

Em julho de 2015, o órgão tinha previsto a realização de concurso para 2 mil vagas e formação de cadastro de reserva para as atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT). Mas, a seleção foi cancelada no mesmo ano, após o anúncio da suspensão de concursos na esfera federal para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016.

Crise

Os Correios enfrentam uma severa crise econômica e medidas para reduzir gastos e melhorar a lucratividade da estatal estão em pauta. Atualmente, a categoria está em greve por tempo indeterminado e assembleias são realizadas em busca de um acordo.

Nos últimos dois anos, a estatal apresentou prejuízos que somam, aproximadamente, R$ 4 bilhões. Desse total, 65% correspondem a despesas de pessoal.

Em 2016, os Correios anunciaram um Programa de Demissão Incentivada (PDI) e pretendia atingir a meta de 8 mil servidores, mas apenas 5,5 mil aderiram ao programa.

A empresa planeja também fechar cerca de 200 agências neste ano, além de uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos. Segundo os Correios, o fechamento dessas agências acontecerá sobretudo nos grandes centros urbanos.

Segundo o presidente dos Correios, Guilherme Campos, a demissão de servidores concursados está na pauta e vem sendo estudada. Segundo ele, os Correios não têm condições de continuar arcando com sua atual folha de pagamento e contratou um estudo para calcular quantos servidores teriam que ser demitidos para que o gasto fosse ajustado.

Último concurso

O último concurso dos Correios foi realizado em 2011 para 9,1 mil vagas em cargos de nível médio e formação de cadastro de reserva, sendo 2.272 para atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem e transbordo. O salário era de R$ 807,29. A organizadora foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe. Foram 1.120.393 de inscritos.

Em junho de 2012, os Correios foram autorizados a ampliar o quadro de pessoal com a contratação de 9.904 funcionários. A autorização previa que o preenchimento das vagas fosse de forma escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata, a partir de 1º de julho, 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013. Dessa forma, todas vagas oferecidas no concurso de 2011 foram preenchidas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em cima da hora
Policiais impedem estupro de garota, veja o vídeo
Douradina
Marido bêbado agride mulher com socos e filho amarra pai para defender mãe
Tragédia
Tiroteio em saída de festa deixa mortos e feridos
SIDROLÂNDIA
Motociclista de 29 anos morre ao colidir contra carreta na MS-060
Itaporã
Identificados os bandidos que assaltaram mini mercado em Montese
Transito Violento
Com três acidentes e 12 vítimas em um único dia, trânsito de Nova Andradina vive situação de alerta
Ladrões Azarados
Assaltantes perdem dinheiro roubado após rajada de vento; veja o vídeo
Multiplas fraturas
Motociclista “voa” após acidente e para embaixo de Viaduto
Amigo do Homem
Cachorro alerta moradora enquanto Taxista é agredido em tentativa de assalto
Monstruosidade
Homem é preso por suspeita de estuprar filho de apenas 3 anos