Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
FRONTEIRA VIOLENTA

Com 30 execuções em 2018, fronteira de MS é comparada a morro carioca em guerra por domínio do tráfi

Execuções acontecem em bairros residenciais e população de Ponta Porã (MS), fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, está assustada. Polícia Federal afirma que vítimas caem em emboscadas de suspeitos com armas de grosso calibre.

11 Dez 2018 - 09h58Por G1 MS

Com cerca de 30 mortes registradas este ano na fronteira com o Paraguai, entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), a polícia já traçou um cenário das execuções: são bairros residenciais, com movimentação grande de pessoas, em que o risco de atingir inocentes é iminente, conforme a polícia.

"A gente compara a fronteira de Ponta Porã com o morro carioca, em que muitas vezes dominado por uma facção criminosa e, quando há a execução do lider dessa facção ou quando há disputa entre outras facções pelo território, para poder fazer seus negócios, ocorre uma gama de execuções à luz do dia, causando temor em todas comunidades envolvidas", afirmou o superintendente da Polícia Federal (PF), Luciano Flores.
 
Na maioria dos casos, as vítimas caem em emboscadas, suspreendidas por suspeitos com armas de grosso calibrem, segundo a polícia. Muitos utilizam carros blindados e, como o sobrinho do narcotraficante Jarvis Pavão, que sofreu tentativa de atentado na última semana, utilizam carros conseguem escapar ilesos. A camionete em que ele estava com mais 3 pessoas na cidade de Pedro Juan, foi alvejada por mais de 50 tiros. Uma mulher e uma criança que passavam pelo local ficaram feridas com tiros de raspão. Jarvis está preso em Mossoró, onde cumpre pena após extradição.

A advogada dele, Laura Casuso, foi executada no mês de novembro, também em Pedro Juan. Só entre 13 e 20 de outubro, foram 12 execuções na cidade. No último dia 07, um tio e um sobrinho de Jarvis foram presos na mesma cidade, onde estariam reunidos planejando investida contra grupo rival, segundo a polícia.

Segundo o promotor do Ministério Público do Paraguai, brasileiros também estariam envolvidos nadisputa pelo domínio do tráfico na região, e são maioria entre as mortes registradas:

"Estamos vendo muitos cidadãos brasileiros que vivem aqui e que estão ligados a este tipo de crime e terminam sendo executados ou cometendo homicidios ou refugiando aqui em Pedro Juan ou Ponta Porã, comentou o promotor Armando Cantero Fassino.
 

"Luta que tem muito chão pela frente"
 
Na fronteira, as cidades que se destacam pela força da economia, gerando empregos no comércio e com agronegócio e culturas fortes, agora vivem assustadas pela disputa pelo tráfico de drogas "escancarado", segundo a polícia, que enfrenta dificuldades para impedir uma rotina de mortes.

"Você tem medo assim, de você sair na rua e, de repente, por causa de algumas pessoas que devem, você acabar perdendo a sua própria vida", comentou um dos moradores.

No caso das últimas 3 mortes, na semana anterior, os casos ocorreram com brutalidade e durante o dia. Um empresário, um tatuador e um homem de vinte e oito anos, que veio de santa catarina foram mortos em bairros residenciais.

Para a PF, mesmo com operações de combate ao crime organizado no local, acabar com a situação ainda é um desafio para autoridades dos dois países. "É uma luta que ainda tem muito chão pela frente. Não é fácil, com o número de policiais, que a tem hoje na fronteira, combater esse tipo de crime e esses tipos de organizações criminosas", afirma.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio News IDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
Fotos: Divulgação/PMA AÇÕES DA PMA
PMA inicia OPERAÇÃO com foco na prevenção e repressão à pesca predatória; VEJA OS PONTOS
DETRAN-MS - Foto: Chico Ribeiro OPERAÇÃO FERIADÃO
ALERTA: Durante feriado Detran-MS realiza Operação Semana Santa, Lei Seca e Amigos do Parque
Fotos: Divulgação/PMR OPERAÇÃO SEMANA SANTA
Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado; VEJA OS PONTOS

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos