Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
CRISE NO CHILE

Chile tem maior revolta social das últimas décadas; bolsa de Santiago cai mais de 4%

Bolsa de Santiago caiu 4,6% e dólar subiu quase 2% frente o peso chileno com investidores repercutindo protestos violentos no país

22 Out 2019 - 06h36Por Agência Brasil

A capital do Chile, Santiago, foi marcada por protestos no último fim de semana, que prosseguem nesta segunda-feira (21). Depois dos confrontos terem feito, pelo menos, onze mortos, o governo chileno declarou estado de emergência nas cidades do norte e sul do país, nesse domingo (20).

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está “em guerra” contra os “criminosos” responsáveis pelos protestos violentos que começaram na sexta-feira (18).

“Estamos em guerra contra um inimigo poderoso e implacável, que não respeita nada ou ninguém e que está disposto a usar a violência sem limites, mesmo quando isso significa a perda de vidas humanas, com o único objetivo de causar o máximo de dano possível”, disse Piñera.

PApesar da declaração de Piñera sobre o país estar em guerra, o general do Exército Javier Iturriaga, responsável pela ordem e segurança em Santiago, afirmou hoje (21) que “não está em guerra com ninguém”.

O senador de oposição, Ricardo Lagos Weber, também se manifestou contra a afirmação do presidente. “Presidente Sebastián Piñera, não assuste os cidadãos! Não estamos em guerra. Enfrentamos uma crise política, mal conduzida pelo Governo, cujo tema de fundo é a desigualdade. Essas declarações não ajudam a criar um clima de entendimento”, disse, na noite de ontem (20).

O balanço da revolta social é sem precedentes desde o retorno da democracia ao Chile, em 1990.

Uma fábrica de roupas foi alvo de roubos, no norte de Santiago, com cinco mortes.

A prefeita da região metropolitana de Santiago do Chile, Karla Rubiar, confirmou hoje (21), em uma coletiva de imprensa, que o número de mortos nos confrontos subiu para 11. A polícia chilena (Carabineros de Chile) informou que 819 pessoas foram detidas ontem (20) e que 67 policiais foram feridos. Desde o início dos confrontos, mais de 1400 pessoas foram detidas.

Os manifestantes, de cara coberta com capuzes, envolveram-se em violentos confrontos com polícias na Praça Itália, centro da capital, tendo as autoridades tentado dispersar as pessoas com gás lacrimogêneo e jatos de água.

Os protestos contra o governo começaram na capital, mas já se estendem a outras cidades. A situação eclodiu quando o governo anunciou um aumento de 30 pesos na tarifa do metrô, o que corresponde a cerca de R$ 0,20.

Na sexta-feira, a violência aumentou com protestos após confrontos com a polícia. Já no sábado, o Chile decretou estado de emergência por 15 dias, com a ida do Exército às ruas pela 1ª vez desde a ditadura.

O presidente chileno suspendeu o aumento na tarifa do metrô, mas os protestos continuaram, com fechamento de estações do metrô, escolas e com voos suspensos no aeroporto da capital.

Sebastián Piñera diz que compreende que os cidadãos se manifestem, mas que considera “verdadeiros criminosos” os responsáveis pelos incêndios, as barricadas e pilhagens, assim como pelos mortos e feridos.

Os manifestantes alegam a degradação das condições sociais e as desigualdades, uma vez que as áreas da saúde e da educação são quase totalmente controladas pelo setor privado.

O estado de emergência permanece em vigor na capital e em outras regiões do país, com a mobilização de mais de 10 mil policiais.

Nesta segunda-feira, manifestantes voltaram a ocupar as ruas de Santiago, na segunda jornada de protestos após o toque de recolher imposto pelo governo, além de atos em outras cidades do país.

Algumas estações da linha 1 do metrô de Santiago voltaram a funcionar, mas ainda há pontos fechados na região central da capital chilena. Já escolas de 48 comunas – tipo de região administrativa chilena – permaneceram fechadas nesta segunda-feira.

Efeitos no mercado

Em meio à onda de protestos, a Bolsa de Valores do Chile fechou mais cedo, às 14h (horário de Brasília), em baixa de 4,6%, a 4.953 pontos, registrando o pior desempenho diário desde 20 de novembro de 2017.

A Bolsa de Santiago informou que o pregão de terça também terá o mesmo horário de fechamento.

Já o peso chileno teve desvalorização frente ao dólar, com a divisa americana registrando alta de 1,96%, a 725,77 pesos. Enquanto isso, o título do governo de 30 anos teve alta de 1,73%, a US$ 3,09, e o Credit Default Swap (CDS) de 5 anos, considerado um seguro contra calote, subiu 8,5%, após a alta de 4,6% na sexta.

Conforme destaca o Deutsche Bank, o impulso das reformas do governo no Chile – com planos de reforma tributária, previdenciária e trabalhista – provavelmente será interrompido e o Presidente Sebastian Pinera terá que recalibrar a direção de sua agenda.

Na avaliação do economista Felipe Labbe, os protestos têm um “sério impacto político” e a incerteza da administração e da política econômica de Piñera pode aumentar. O presidente chileno pode ter que substituir membros importantes de seu gabinete e os eventos políticos moldarão as discussões do Congresso.

Os protestos também afetarão a atividade econômica no curto prazo, não apenas pela piora sentimento, mas também porque o sistema de transporte de Santiago e empresas locais sofreram sérios danos, aponta Labbe.

Na mesma linha, a agência de classificação de risco Moody’s apontou que, enquanto é prematuro estimar como os protestos afetarão a economia, eles representam um risco adicional a ser considerado, o que pode levar a economia chilena a crescer abaixo de 3% em 2020.

Após Peru, Argentina e Equador, agora o Chile é um fator adicional de risco na América Latina. E, vale ressaltar, no próximo fim de semana haverá eleições na Argentina – que também deverá chamar a atenção dos investidores.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

plantão ESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
COVARDIA
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia Naviraí CASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho