Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Estelionato

Bandidos aproveitam descuido com CPF para roubar dados e aplicar golpes

3 Mar 2017 - 15h45Por CAMPO GRANDE NEWS

Seja na farmácia na esquina de casa, no cadastro do supermercado ou até mesmo para fazer crediário em loja de departamentos. Por todos lados, lá está alguém exigindo o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Fornecer este dado a desconhecidos está cada dia mais comum e, difícil de evitar, o problema é que bandidos têm se aproveitado desta facilidade de acesso ao documento para aplicar golpes. Para não cair nesta armadilha, a dica da polícia aos consumidores é estar sempre atento.

“Os bandidos se aproveitam do descuido. De quando a gente confirma dados por telefone sem saber com quem está falando, ou quando a gente escreve o número em um cadastro qualquer no supermercado e até mesmo quando acessamos um site de compras não confiável e cadastramos lá os números dos nossos documentos, são inúmeras formas”, explica o delegado titular da Dedfaz (Delegacia Especializada em Repressão a Crimes de Defraudações e Falsificações), Maércio Alves Barboza.

De acordo com o delegado, os golpes mais comuns estão vinculados a linhas de telefonia, assinaturas de canais de televisão e compras pela internet. O problema é que na maioria desses casos a pessoa não tem como saber que está sendo vítima. Só descobre o golpe depois de tomar um prejuízo grande.

Por conta disto, segundo o delegado, é importante que as pessoas estejam sempre monitorando as transações feitas a partir do CPF. "As armadilhas são muitas. O consumidor precisa ter atenção redobrada quando está lidando com documentos. É importante que as pessoas tomem cuidados do tipo não perder o documento, não deixar à vista de estranhos e, principalmente, que procurem monitorar o número CPF. Existem programas e aplicativos que ajudam nisto”, diz.

Além disso, segundo o delegado, informações em redes sociais têm ajudado golpistas a se passarem pelas vítimas. "A dica é evitar divulgar informações pessoais e manter esses perfis fechados, permitindo a visualização apenas por pessoas conhecidas", diz.

Outro cuidado que o consumidor deve ter é manter sempre o antivírus do computador atualizado, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados. O consumidor só deve fornecer o CPF em sites de confiança e com chaves de segurança.

CPF roubado - O Código de Defesa do Consumidor está do lado do consumidor em casos de golpes e fraudes comprovadas. Se alguém é vítima de roubo, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência informando da perda e roubo do CPF.

"O caso será investigado e caso a pessoa tenha algum prejuízo, pode reclamar que foi vítima de um golpe a partir do boletim feito", explica.

Falsificações - Em 2015, uma quadrilha de São Paulo foi presa em Campo Grande, por conseguir números de documentos de terceiros e produzir documentos falsos. Kleber da Silva Rodrigues, 24 anos, Wagner Tadeu Caseiro, 35, e Ewerton Cavasso Rosa, 26, usavam os documentos para praticar golpes contra lojas de Campo Grande.

Os autores afirmaram que eram de Presidente Prudente (SP) e estavam em Campo Grande há 30 dias, cometendo vários golpes a, pelo menos, três empresas, sendo a Loja Renner, operadora Claro e banco Santander, planejando cometer outros crimes.

Na casa em que eles estavam, foram encontrados vários materiais usados para falsificação de documentos, como scanner, notebook, impressora, cartões de créditos, chips telefônicos e documentos, sendo CNHs, carteiras de trabalho e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
plantão TENTOU ATROPELAR O PAI
Homem tenta atropelar o próprio pai após desentendimento em MS
SE A MODA PEGA!
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após canetada em cidade de MS
DEFESA DO PANTANAL
Para desenvolvimento sustentável do Pantanal, MS e MT formalizam cooperação com apoio de Ministério
OLHA O GOLPE!
Mulher denuncia golpe após comprar cachorro pela internet em cidade de MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS