Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
PREMIADO

Amassador de garrafas criado por alunos de MS fica em 11º lugar em desafio nacional

Outras 1.014 iniciativas do país inteiro concorreram com o "Urupet"

11 Nov 2016 - 15h42Por Mídia Max

Um amassador portátil de garrafas PET, desenvolvido por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Campo Grande, foi considerado uma das 11 invenções mais inovadoras do Brasil no Desafio Criativos da Escola 2016. O protótipo, batizado de “Urupet”, foi criado para auxiliar a rotina de catadores de lixo, que consideram o volume das garrafas PET uma das maiores dificuldades no transporte dos resíduos.
 
De acordo com a diretora da Escola do Sesi de Campo Grande, Glaucia Campos, 1.014 iniciativas do País inteiro concorreram com o Urupet, que ficou entre os 11 premiados, único da Região Centro Oeste. “O Desafio Criativos da Escola avalia critérios como o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto elas contribuíram para o desenvolvimento da empatia, trabalho coletivo, criatividade e protagonismo dos estudantes”, explicou.
 
Agora, um grupo de dois educadores e cinco estudantes foi convidado para participar de uma série de atividades em Salvador (BA) na primeira semana de dezembro, inclusive a cerimônia de premiação, que será no dia 6 de dezembro. Para Glaucia Campos, encorajar os alunos a transformar a realidade deles é a missão do Sesi. “A criatividade e o trabalho em equipe fizeram toda a diferença na conquista de mais este resultado. Parabenizo toda a equipe pedagógica e professores pela conquista”, pontuou.
 
Pesquisa e solução

O trabalho que culminou com a criação do amassador portátil envolveu as disciplinas de ciências, geografia e empreendedorismo. Os alunos fizeram uma pesquisa baseada na figura do catador, como ser social que desenvolve um trabalho de suma importância. Com o objetivo de reduzir o volume da garrafa PET e utilizando conceitos de robótica, foram desenvolvidos protótipos de amassadores com materiais variados.
Uma das alunas envolvidas no projeto, Kianny Faria de Almeida, de 12 anos, conta que gostou muito de desenvolver a atividade, principalmente, no momento de entrevistar os catadores. “Eles nos receberam muito bem e a lição que ficou é que devemos fazer tudo o que for possível para diminuir a quantidade de lixo que produzimos”, relatou.
 
“Identificamos uma necessidade dos catadores que, com o Urupet, vão poder transportar uma quantidade maior de garrafas PET, incrementando a renda”, frisou o aluno Luan Victor Orlandi Mota, 12 anos. O Urupet já havia sido premiado pela associação educativa Junior Achievement de Mato Grosso do Sul, em setembro, quando conquistou o 1º lugar do prêmio “Aprender a Empreender no Meio Ambiente”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PLANTÃO ESPANCADO
Homem é espancado por populares após tentar estuprar adolescente durante voltinha de moto em MS
CLAMA POR JUSTIÇA
Mãe de gari atropelado clama por justiça em Mato Grosso do Sul
PERSEGUIÇÃO EM MS
Caminhonete tomba após 25 km de perseguição e jovem é preso pela PRF
COVARDIA
Marido usa pedaço de pau para espancar esposa na frente das crianças em MS
BRIGA ENTRE VIZINHOS
Conflito entre vizinhos termina em pauladas em MS

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS