Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DICAS

Qual a expectativa sobre o VAR em 2019?

Qual a expectativa sobre o VAR em 2019?

10 Jan 2019 - 14h04Por FÁTIMA NEWS

Negócio consolidado e altamente lucrativo na Europa, o futebol profissional está finalmente ganhando novos contornos de profissionalismo também abaixo dos trópicos. Depois da bem sucedida experiência na Copa do Mundo da Rússia, o VAR começará a ser adotado em 2019 nas principais ligas nacionais, inclusive do Brasil. Item solicitado há anos por toda a comunidade do futebol, desde técnicos e jogadores até dirigentes e torcedores, o árbitro de vídeo chega para dar mais credibilidade ao jogo, que a cada ano vem movimentando mais e mais dinheiro.

Além das empresas que associam suas marcas aos diversos campeonatos espalhados pelo mundo, há também o mercado de apostas esportivas, que tem demandado mais credibilidade das federações organizadoras do futebol. Muitos especialistas duvidavam da eficiência do VAR e muitos ainda questionam a maneira como o auxílio do vídeo é acionado durante as partidas. 

Ainda existem falhas, especialmente em lances interpretativos. No Brasil, a primeira experiência séria com o VAR aconteceu em 2018, na Copa do Brasil. Na semifinal entre Palmeiras e Cruzeiro, o time paulista teve um gol anulado erroneamente sem que o árbitro sequer consultasse o vídeo. Mesmo na Copa do Mundo da Rússia aconteceram lances em que a decisão do árbitro acabou questionada, mesmo com o auxílio do vídeo.Porém, a diminuição de erros capitais nas partidas foi comprovada.

O VAR nas ligas europeias 
Associação responsável pela organização do futebol no continente europeu, a UEFA tratou com cautela a chegada do VAR desde o início da ideia. Porém, com o passar do tempo e os resultados positivos nos testes, a dona da liga de futebol mais importante do mundo, a Liga dos Campeões da UEFA, acabou cedendo. O torneio contará com o VAR na temporada 2019/2020. Afinal, o importante mesmo é ficar acima de qualquer suspeita.

Por enquanto o auxílio estará disponível apenas nas partidas eliminatórias, das oitavas-de-final em diante. Mas a aceitação da UEFA vem refletindo nas ligas nacionais de diversos países, inclusive de outros continentes. Na Inglaterra, a Premiere League segue amadurecendo a ideia e deve adotar a solução nas próximas temporadas. Na Itália, país com histórico de manipulação de resultados, os testes já foram feitos e agradaram.

Por fim, não só a principal competição da UEFA vai contar com o VAR em 2019. Na Liga Europa, torneio paralelo à Champions, o árbitro de vídeo também entrará em ação nas partidas eliminatórias.

Polêmica na Libertadores
Se o uso do VAR tem trazido mais credibilidade para o futebol enquanto negócio, muitos torcedores ainda têm do que reclamar. Em funcionamento desde as quartas-de-final da Libertadores, o VAR não evitou que o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, fosse expulso de campo em um lance acidental com o goleiro do Boca Juniors. Numa disputa aérea, os dois se chocaram, cabeça com cabeça. O árbitro da partida, mesmo consultando o vídeo, entendeu que o cruzeirense agiu com intenção, o que claramente não aconteceu.

O cartão foi posteriormente anulado pela CONMEBOL e o atleta pôde atuar no jogo de volta, em Minas Gerais. No entanto, após a sua expulsão na Argentina, o Cruzeiro acabou sofrendo dois gols que dificultaram muito a classificação. Ou seja, mesmo com o VAR e a anulação posterior do cartão, o clube mineiro acabou prejudicado. A CONMEBOL já confirmou o uso do VAR em 2019 na Libertadores. Espera-se que tenham aprendido com a experiência anterior.

VAR no Brasileirão? Talvez
Apesar da experiência do VAR na Copa do Brasil 2018, ainda há muita indefinição a respeito do uso do auxílio aos árbitros no Campeonato Brasileiro. No ano passado, um cabo de guerra entre a CBF e os clubes da Série A impediu a utilização do recurso. O motivo? Custos. Embora muitos clubes reclamem constantemente dos árbitros, numa votação na entidade, somente quatro dos vinte clubes da Série A foram a favor da ideia. A experiência na Copa do Brasil aconteceu em parceria com uma marca chinesa de televisores.

Dos times a favor do VAR já na temporada passada, o Palmeiras foi um deles. O mesmo clube se viu envolvido numa polêmica na final do Campeonato Paulista, contra o arquirrival Corinthians. Após marcar um pênalti a favor do alviverde, o árbitro da partida acabou voltando atrás quase três minutos depois. Para os palmeirenses, o juiz o fez ao receber informações externas de que o lance teria sido normal. Uma espécie de VAR informal, o que é proibido pelas leis do esporte. O Palmeiras acabou derrotado nos pênaltis e desde então, está rompido com a Federação Paulista de Futebol.

Atendendo aos protestos do Palmeiras e de outros clubes, a federação já confirmou o uso do VAR em 2019 no torneio estadual. Outras federações regionais, como a mineira, seguiram o exemplo e também confirmam a utilização do VAR nos estaduais, mesmo que apenas em algumas fases. Porém, no Brasileirão, o principal torneio do país, a questão segue indefinida.

Em entrevista à RBS, o comandante da arbitragem nacional, Coronel Marcos Marinho, alegou que muitas questões ainda impedem a confirmação do uso do VAR no Brasileirão 2019, que já teve seu calendário divulgado, como o custeio, a logística, os direitos de transmissão de TV e a anuência de todos os clubes envolvidos. A expectativa é que, em 2019, o VAR se consolide e ajude o futebol a ser mais atrativo aos investidores.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho