Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Paralisação

Presos do Semiaberto se revoltam por não serem liberados; situação está sob controle, diz sindicalis

19 Out 2017 - 08h46Por Diario Corumbaense

Nesta quarta-feira (18), todas as unidades do sistema penitenciário de Corumbá passaram a aderir à paralisação realizada pelos agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira (16), quando teve início o movimento, de acordo com o Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS), Corumbá era a única cidade do estado a não aderir em sua totalidade ao movimento.

 

Anderson Gallo

Nesta manhã, o Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto adotou os procedimentos determinados pelo movimento

 

O primeiro a aderir o movimento foi o Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá na segunda-feira mesmo. Na terça, foi a vez do Presídio Feminino e do Patronato Penitenciário e, nesta quarta-feira o Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto adotou os procedimentos determinados pelo movimento. Na instituição, além da paralisação de serviços administrativos também estava previsto a não liberação dos presos.

De acordo com o delegado regional do Sinsap, Alan Balbuena, os internos tinham ciência de que a medida deveria ter sido adotada na segunda-feira e devido a adesão dos procedimentos dois dias depois, os detentos ficaram descontentes.

“Era para ter começado na segunda-feira, mas por circunstâncias alheias a vontade da maioria dos servidores que trabalham no semiaberto não aconteceu. Na terça, foi decidido que começaria nesta quarta, então, teve um princípio de nervosismo por parte dos internos, mas não houve nenhum tumulto maior. Foi uma coisa de momento, nada grave”, destacou o sindicalista ao Diário Corumbaense.

Embora segundo Allan, a situação esteja controlada, servidores foram destacados para reforçar a segurança do local. “A situação já está normalizada, mas por via das dúvidas alguns servidores irão para lá para dar um reforço, mas o clima está tranquilo no momento”, destacou.

O protocolo acordado pela categoria, durante a paralisação deflagrada essa semana, também pontua sobre a restrição a visitas e suspenção de banhos de sol nos finais de semana, além da paralisação das assistências penais que incluem atividades educacionais, religiosas e de trabalho, bem como atendimento de saúde, com exceção de casos de urgência e emergência. As demais atividades que incluem alvará de soltura, transferência de presos para outros Estados, entrega de alimentação pelas empresas contratadas e de medicamentos com prescrição médica, continuam normalmente.

O delegado regional do Sinsap explicou que nesta tarde haverá conversa entre representantes do Governo do Estado e do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul, e dependendo do que for acordado no encontro, a paralisação pode ser encerrada ou ser estendida por tempo indeterminado.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) afirma que a paralisação das atividades é considerada ilegal e que cumprirá todos os procedimentos judiciais que forem determinados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Rotary Club - Fátima do Sul
Vem aí a Churrascada do Rotary em prol do banco de cadeiras de rodas!
ATENDIMENTO
'Procon na Rua' disponibiliza atendimento Jardim Tarumã durante ação da UEMS
GRANDE EMPREENDIMENTO PARA O MS
Expectativa: Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS
DESPEDIDA
Anderson Leonardo esteve com Molejo para show em dezembro de 2022 em MS
PATRONIZAÇÃO
Padronização de uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS