Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
Religião

Papa Francisco chega ao Chile em sua sexta visita à região

O avião do papa pousou às 19H20 no aeroporto da capital chilena, quase uma hora antes do previsto.

16 Jan 2018 - 07h35Por em.com.br

O papa Francisco chegou nesta segunda-feira a Santiago para uma visita marcada por protestos contra os abusos sexuais na Igreja e reivindicações por "ações, e não perdão" para os sacerdotes pedófilos.

O avião do papa pousou às 19H20 no aeroporto da capital chilena, quase uma hora antes do previsto.

Recebido pela presidente Michelle Bachelet e três crianças, o papa teve que retirar seu solidéu pelo forte vento.

Durante sua permanência de três dias no Chile (de 15 a 18 de janeiro), se reunirá com autoridades, comunidades indígenas, religiosos e pessoas carentes em Santiago, Temuco (600 km ao sul de Santiago) e Iquique (1.800 km ao norte), onde oficiará missas.

- Abusos sexuais -

Nesta primeira viagem de um papa ao Chile em trinta anos, Francisco, de 81 anos, se encontrará com a população mais desconfiada com a Igreja Católica da América Latina, segundo um estudo recente.

Os abusos sexuais dentro da Igreja contribuíram para essa percepção.

Um grupo de ativistas de vários países pediu nesta segunda-feira ao papa em Santiago que troque "perdões por ações" para enfrentar a pedofilia e lançou uma organização internacional contra o abuso infantil que pretende acabar com essas práticas e levar os acusados aos tribunais.

"No Chile há bispos que acobertaram e que deveriam estar na prisão ou, destituídos, e pedimos ao papa concretamente no Chile, ações, não perdões", disse Juan Carlos Cruz, integrante da Fundação para a Confiança.

- Protestos -

Vários grupos se manifestaram contrariamente à presença do papa, perto da embaixada da Argentina, devido ao gasto para o Chile que essa viagem representa. Pessoas subiram em um guindaste e cinco manifestantes foram detidos.

 

Outras manifestações contra os abusos sexuais por parte de religiosos e protestos da comunidade gay estavam previstas, em meio a fortes medidas de segurança.

 

Na última sexta-feira, foram registrados ataques a cinco igrejas em Santiago e no município vizinho de Melipilla, por supostos grupos de anarquistas.

"Papa Francisco, as próximas bombas serão na sua batina", dizia um cartaz deixado pelos manifestantes.

O papa chega a um Chile em plena transformação social, que acaba de aprovar o aborto terapêutico e tramita no Parlamento o casamento homossexual, após a adoção da união civil de casais do mesmo sexo.

 

"É recebido por um país que mudou desde a visita de João Paulo II. Somos uma sociedade mais justa, livre e tolerante, mas com desigualdades que requerem uma mensagem de esperança", tuitou Bachelet.

 

A segurança é uma das preocupações das autoridades chilenas, já que, em sua visita, o papa celebrará três missas para multidões nas três cidades que visitará e fará vários trajetos com seu papamóvel.

As autoridades esperam que cheguem ao Chile cerca de um milhão de argentinos, bolivianos e peruanos para ver o papa, que será protegido por cerca de 18.000 policiais.

- Indígenas e migrantes -

Francisco, que se posicionou como um defensor dos indígenas do continente, denunciará em Temuco os abusos sofridos pela comunidade mapuche, uma minoria cada vez mais radicalizada que reivindica suas terras ancestrais e suas tradições.

Na quinta-feira, em Iquique, uma importante rota migratória, concluirá sua visita com outra missa em uma praia no litoral do oceano Pacífico.

De Iquique o papa argentino viajará a um Peru em plena convulsão política e social pelo indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori, que foi condenado a 25 anos por corrupção e crimes contra a humanidade.

- Medo de um conflito nuclear -

A caminho do Chile, o papa disse à imprensa que o acompanhava na aeronave que nessa sexta viagem à região seu temor é de que "um incidente" desencadeie uma guerra nuclear em algum lugar do planeta.

"Sim, realmente tenho medo. Estamos no limite. Basta um incidente para desencadear a guerra. Não se pode correr o risco de que a situação precipite. Portanto, é preciso destruir as armas nucleares", enfatizou antes de chegar ao Chile, a primeira etapa de uma viagem pela América Latina, que também inclui o Peru.

 

Durante o voo, o pontífice distribuiu aos 70 jornalistas que o acompanham uma foto tirada de Nagasaki após a explosão em 1945 da bomba atômica, com a legenda "fruto da guerra".

 

Na foto, que foi divulgada pela assessoria de imprensa do Vaticano no final de 2017, se vê um menino com o corpo de seu irmão morto nas costas em uma fila para cremá-lo.

Ao sobrevoar o Brasil, o papa enviou uma mensagem ao presidente Michel Temer e ao povo brasileiro, assegurando que reza "pela paz e pelo bem-estar da nação", antes de despachar outro telegrama ao sobrevoar o Paraguai com sua "benção divina de paz e fortaleza". A Argentina também recebeu os "calorosos augúrios" e a benção do pontífice, que não disse quando fará uma visita a seu país natal.

Leia Também

Luto em Fátima do Sul
Está sendo velado na Capela Jardim das Orquídeas o corpo do radialista e artista de circo, JR. Silva
Luto no esporte
Morre Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol aos 92 Anos
CONCURSO PÚBLICO - FOTO: MÍDIA MAX Oportunidade
Processo seletivo para motorista em MS termina na próxima segunda-feira
Ajude
Família busca ajuda para o tratamento e recuperação do jovem Gabriel após o acidente.
Foto: Monique Alves DIREITOS HUMANOS
Governo de MS lança programa que pagará benefício social para cuidadores de pessoas com deficiência

Mais Lidas

VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente