Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Ivinhema

Idoso de 75 anos é atacado por abelhas em Ivinhema

Até o fechamento da matéria homem continuava hospitalizado

7 Nov 2017 - 06h54Por Redação Fatima News

No início da tarde desta segunda-feira (06), por volta das 13h30, o Corpo de Bombeiros de Ivinhema foi acionado para socorrer um homem de 75 anos, que havia sido atacado por um enxame de abelhas.

Conforme apurado pelo Nova News, o idoso tentava coletar folhas de cajamanga em uma área conhecida como “viveiro”, próxima ao zoológico, no cruzamento da Rua Atílio Borgo com a Rua 6 do Bairro Vitória, quando ocorreu o ataque.

Os insetos causaram muitos ferimentos, principalmente no rosto do homem. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal, onde recebeu atenção médica. No momento do atendimento, o idoso reclamava de fortes dores.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no instante em que foi socorrido, o morador estava bastante debilitado. Até o fechamento da matéria ele continuava hospitalizado. 

Cuidados ao ser atacado

Ao ser atacado mantenha a calma... Parece besteira, mas as abelhas são atraídas pelo descontrole, provavelmente o hormônio adrenalina... E pessoas que conseguem se manter calmas tomam um número menor de picadas... Além do mais, o desespero pode levar a vítima a se machucar seriamente em um galho, ou cair num precipício...

 

No caso de ataque, corra para o mato. Saia da trilha e entre na vegetação densa. Não mantenha uma direção definida, correndo em zigue-zague (abelhas são péssimas em curvas fechadas), e raspando deliberadamente nas folhas e galhos para que estes tirem as abelhas de seu alvo (você) e também para que o sumo das folhas mascare os hormônios liberados pelas abelhas agressoras em sua pele. Com sorte e alguma disposição você conseguirá despistar as agressoras, ainda que se arranhando um pouco no mato...

 

Em campo aberto corra, mas também em zigue-zague. Procure por obstáculos e corra na direção deles (mas não em linha reta!). Certamente você levará algumas picadas, mas escapará do grosso do ataque...

 

A velha estratégia de mergulhar na água pode funcionar, desde que você seja um bom mergulhador e consiga sair da área crítica por baixo da água. Desnecessário dizer que é melhor tomar umas picadas a se afogar, ou pior, mergulhar num local que não permita a fuga, e cada vez que se respirar tomar mais picadas no rosto, e depois se afogar...

 

Uma outra opção é, independente de se estar em campo aberto ou não, se cobrir com algo espesso, como um saco de dormir, cobertor, etc. Lembre-se: A picada da abelha perfura tecidos finos, e como elas são pequenas poderão penetrar por frestas. No caso de conseguir algo adequado para se cobrir, tenha paciência para aguardar a dispersão do enxame, o que pode levar um certo tempo. Não confie muito em se abrigar em barracas, a não ser que dentro da barraca você possua um saco de dormir. Pois, se elas descobrirem um meio de entrar, você ficará em maus lençóis!

 

Mesmo que sua decisão seja correr, diminua sua área exposta colocando sua jaqueta, ou o que tiver à mão. Desde que realmente esteja à mão, pois rapidez é fundamental numa situação destas.

 

Proteja os olhos: uma picada de abelha no globo ocular quase certamente levará à cegueira do olho atacado. Na impossibilidade de correr (em uma montanha, por exemplo) tente curvar-se sobre si mesmo, e proteja os olhos com as mãos. E, resista bravamente. (ai!)

 

O ataque de um grande enxame pode ser mortal. A maioria das pessoas resiste em média a mais de 50 picadas, mas há casos de mortes com apenas 3 picadas. Por outro lado, há quem resista a 400 picadas. Como você não conhece o seu limite (e eu nem tenho curiosidade de conhecer o meu), tente evitar ao máximo levar novas picadas. Além do mais, um grande enxame pode facilmente ultrapassar a casa do milhar. (Com informações Nova News)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FATALIDADE
Morre no hospital idosa envolvida em acidente na BR-376, em Ivinhema
GRAVE ACIDENTE
Mulher fica ferida em acidente entre carro e caminhão de tijolos na BR-376 em Ivinhema
IVINHEMA DE LUTO
Ivinhema de luto, morre Claudesio Crivelaro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
CAPOTAMENTO
Homem perde controle e capota carro em avenida de Ivinhema
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Minha Casa, Minha Vida: Governo de MS investe R$ 3 milhões para construção de casas em Ivinhema

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos