Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 12 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
MUDANÇA DE HORARIO

Horário de verão começa neste fim de semana

A 44ª edição do horário de verão brasileiro começa no próximo fim de semana, dia 4 novembro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora na virada de sábado (3) para domingo (4).

30 Out 2018 - 13h09Por Agência Brasil

A 44ª edição do horário de verão brasileiro começa no próximo fim de semana, dia 4 novembro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora na virada de sábado (3) para domingo (4). A medida tem como objetivo reduzir a demanda por energia no sistema elétrico durante horário de pico, entre 18h e 21h. A Copel estima conseguir alívio de carga de 4,5% no consumo simultâneo de energia nesse horário.

O horário de verão é adotado no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. A mudança nesta edição acontece até 16 de fevereiro de 2019.

Com dias mais longos do verão, o horário adiantado faz com que a rotina da população e das empresas não coincida com o acionamento da iluminação pública, aliviando a demanda por energia no fim da tarde, começo da noite.

A distribuição da demanda por energia no período alivia o funcionamento de usinas geradoras, subestações e linhas de transmissão. Com isso, embora aconteça uma diminuição do consumo de energia – em torno de 0,5%, equivalente apenas à redução na utilização de lâmpadas no início da noite – o objetivo principal do horário de verão é proporcionar alívio de carga no sistema elétrico.

Ao prevenir sobrecargas no sistema essa diluição do pico de consumo no fim da tarde também evita o acionamento de usinas térmicas, que são mais caras, além de mais poluentes.

Uso eficiente

Ainda que o horário de verão alivie a demanda por energia entre 18h e 21h, outro horário de pico vem sendo registrado nos últimos anos entre 14h e 15h. “Diversos fatores contribuem para esse comportamento. Um deles é o uso do ar-condicionado. Por isso, é importante manter sempre em dia os hábitos de consumo consciente desses equipamentos durante o verão”, orienta o gerente de Gestão da Inovação da Copel, Gustavo Klinguelfus.

Entre os cuidados a serem tomados estão a limpeza regular dos filtros, a manutenção das portas fechadas no ambiente e o controle das horas de uso. Aproveitar melhor a iluminação natural dos dias mais longos também é outra estratégia favorável nessa época para economizar energia.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUSTO
Celular pega fogo no bolso da calça e deixa homem com queimaduras na perna e mãos
DOURADOS - ITALÍNEA MÓVEIS PLANEJADOS
Em Dourados, Italínea com opções de móveis, acabamentos, cores e detalhes para você se inspirar
FÁTIMA DO SUL - HABILITADOS
Auto Escola Favo de Mel divulga aprovados para obter CNH em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - DOAÇÕES PARA APAE
APAE recebe doação de veículo 0Km Renault tipo microônibus em Fátima do Sul
DOURADOS - SINAL DIGITAL
TVE Cultura em Dourados: lideranças destacam “marcos” da digitalização e a nova programação
VICENTINENSE - FOTÓGRAFO EM DESTAQUE
Fotógrafo de VICENTINA ganha em 1º lugar no Concurso Estadual do IBGE em prêmio fotográfico
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Botica 214, combinações surpreendentes de ingredientes nobres da perfumaria
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
MS DIGITAL
Governo estadual apresenta o fomento para cidades digitais
DICAS SOBRE A BLACK FRIDAY
Diretor de Marketing dá dicas sobre a BLACK FRIDAY, o maior evento de e-commerce do Brasil