Menu
RIO_DOURADOS
SADER_FULL
Busca
SUCURI_MEGA
JATEÍ - CASO SENDO MONITORADO

Gripe deixa crianças com dificuldade para andar e assusta moradores do município de Jateí

Duas crianças estão internadas no Hospital Universitário e duas no Hospital da Cassems, em Dourados; exames descartaram dengue e outras doenças; Secretaria Estadual investiga casos

17 Mai 2017 - 13h07Por CAMPO GRANDE NEWS

Uma doença até agora considerada misteriosa, que provoca febre, vômito e forte dor muscular capaz de dificultar a locomoção dos pacientes, está assustando moradores de Jateí, cidade de quatro mil habitantes, localizada a 292 km de Campo Grande.

A doença é semelhante a uma forte gripe, segundo a secretária de Saúde de Jateí, Cileide Cabral da Silva Brito. Ao Campo Grande News, ela disse os exames feitos até agora descartaram doenças como dengue e meningite.

As primeiras informações que chegaram ao Campo Grande News na tarde de ontem (16) revelaram que seis crianças estavam com os sintomas. Cileide Brito disse que são três e não seis pacientes que apresentaram a doença e estão internados.

Entretanto, a reportagem descobriu que quatro crianças de Jateí estão internadas em hospitais de Dourados com os sintomas da doença. Dois estão no Hospital da Cassems. Eles são primos e apresentaram os mesmos sintomas.

Outros dois meninos estão internados na enfermaria pediátrica do HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Através da assessoria de imprensa, o HU informou que as duas crianças, com idade de 8 a 10 anos, deram entrada na segunda-feira (15), oriundas de Jateí.

Inflamação por vírus - “Os quadros são similares ao de uma gripe forte, com a presença de febre e dores intensas pelo corpo, em função de infecção por vírus. Tal infecção, por sua vez, desdobrou-se em quadro identificado como miosite viral, que é quando um vírus comum, como o da gripe, causa inflamação nos músculos”, afirma a nota do hospital.

Ainda conforme o HU, as crianças se queixam de fortes dores nos músculos dos membros inferiores, o que dificulta a locomoção, mas não há ligação com danos neurológicos ou de força.

“Ambos os pacientes encontram-se internados na enfermaria pediátrica, medicados, em constante melhora e recuperação da locomoção, com quadros estabilizados e previsão de alta para os próximos dias”, informou a assessoria do hospital.

Segundo a secretária Cileide Brito, a Secretaria Estadual de Saúde já foi comunicada para acompanhar os casos. “Todas as providências foram adotadas e os pacientes estão sendo medicados”, afirmou.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a Superintendência de Vigilância em Saúde acompanha os casos. “O primeiro relatório foi de dificuldade de movimentação nas pernas, mas foram pedidos exames e ainda não temos o diagnóstico fechado”, diz a SES.

Miosite viral – Conforme o site Tua Saúde, a miosite é uma inflamação dos músculos que causa o seu enfraquecimento, provocando sintomas como dor muscular, fraqueza muscular e aumento da sensibilidade dos músculos, o que leva à dificuldade em realizar algumas tarefas como subir escadas, levantar os braços, ficar de pé e caminhar.

A miosite pode afetar qualquer região do corpo e, em alguns casos, o problema é resolvido com uso de remédios e exercícios para manter a força muscular. Em outros casos, a miosite é um problema crônico, que dura toda a vida, mas pode ser aliviada com o tratamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - NA TRIBUNA
Ermeson e Jairo fazem duras críticas ao deputado 'não trouxe nem uma cibalena' para Fátima do Sul
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Obras avançam em Dourados onde Governo do Estado investe mais de meio bilhão de reais
AÇÕES DO DEPUTADO ONEVAN
Onevan discute com Governo reabertura de hospital de Batayporã
DOURADOS - DR. SHAPE
Dourados: Comprando produto da Athletica Nutrition concorra a uma consulta nutricional na Dr. Shape
FÁTIMA DO SUL - CUPIM NO CONHAQUE
Confira a promoção da semana do Cupim no Conhaque e os deliciosos pratos em Fátima do Sul
Em cima da hora
Policiais impedem estupro de garota, veja o vídeo
Natalidade
Bebê “apressadinho” nasce dentro de carro com ajuda de agentes
Novinha
Carlos Alberto da "Praça é Nossa" vai se casar em junho com nutricionista 44 anos mais jovem
Apelido
MS autoriza uso de nome social para travestis e transexuais nas escolas
FÁTIMA DO SUL - Educação
Escola Senador Filinto Muller comemora o dia do Livro em Fátima do Sul