Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Segurança Pública

Fechar as fronteiras é mais eficaz do que mobilizar polícia, diz governador

o governador Reinaldo Azambuja cobrou do Governo Federal que feche as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, como única forma de combater o crime organizado.

17 Jan 2018 - 07h18Por Correio do Estado

Preocupado com o avanço da criminalidade que transforma Mato Grosso do Sul no maior corredor do tráfico de armas e drogas da América Latina, o governador Reinaldo Azambuja cobrou do Governo Federal que feche as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, como única forma de combater o crime organizado. Tal medida, considera, é mais importante do que apenas mobilizar as forças de segurança para combate direto nos centros consumidores.

Por meio de artigo publicado hoje na Folha de São Paulo, batizado como "Porta da violência aberta nas fronteiras", o chefe do executivo estadual demonstrou sua insatisfação e lembrou que nem mesmo as grandes apreensões têm sido capazes de desestimular o avanço das facções. Como consequência, o sistema penitenciário sul-mato-grossense fica sobrecarregado com o presos que, em tese, seriam responsabilidade da União.

Conforme pontuado por Azambuja, em seis anos, entre 2012 e 2017, as polícias Militar e Civil, bem como o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), aumentaram de 87 toneladas para 427 toneladas de drogas apreendidas ao ano. "Se todos os policiais deslocados para vigiar as fronteiras estivessem nas ruas das cidades, certamente estatísticas de furtos, roubos e homicídios não seriam tão alarmantes", disse.

Se por um lado as polícias impediram que grandes quantidades de droga chegassem às regiões metropolitanas mais importantes do país, de outro, os presídios do estado ficaram superlotados. Com capacidade para 7.327 internos, o sistem abriga hoje 16.224. "Cerca de 40% dos presos custeados pelo Estado foram sentenciados por crimes federais. Essa massa carcerária custa a Mato Grosso do Sul R$ 127,3 milhões ao ano".

Como solução, o governador volta a cobrar publicamente uma postura enérgica da União e sugere o fechamento das fronteiras. "Nossa proposta é atacar o problema em sua raiz.  Fechar as fronteiras, evitar a entrada de drogas e armas. [...] Não há dúvida de que o Brasil precisa de nova política de segurança pública [...]  os custos de manutenção da atual massa carcerária, em apenas sete meses, seriam suficientes para construir um novo presídio".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DESTAQUE
Qualidade técnica do Lacen de Mato Grosso do Sul é destaque na Anvisa
INVESTIMENTOS
De delegacia a obras em rodovias e bairros: municípios recebem investimentos do Governo de MS
RECORDE DE COLETAS
Drive Thru da Reciclagem tem recorde de coletas e nova edição já programada para junho
DEFESA DO PANTANAL
Para desenvolvimento sustentável do Pantanal, MS e MT formalizam cooperação com apoio de Ministério
COMPETIÇÃO
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS