Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
Pedágio

Deputados pedem audiência sobre obra na BR-163 e cogitam CPI

Eles fizeram críticas à demora do projeto e cogitam, até, abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), caso a resposta não seja satisfatória.

22 Fev 2018 - 08h19Por Campo Grande News

Nesta terça-feira, na Assemblçeia Legislativa, os deputados estaduais pediram uma nova audiência pública sobre a obra de duplicação da rodovia BR-163, em Mato Grosso do Sul. Eles fizeram críticas à demora do projeto e cogitam, até, abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), caso a resposta não seja satisfatória.

"Nós queremos providência, por exemplo discutir os pontos do concreto, sobre a duplicação, licenças e roteiro da obra, mas que tivesse além dos representantes da empresa (CCR MS Via), a participação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)", disse o deputado João Grandão (PT).

O petista alega que muitos pedidos feitos a empresa CCR MS Via, em relação à concessão e obra, são respondidas que se precisa do aval ou autorização da ANTT. "Por isso eles precisam participar (audiência), mas que mandem alguém com poder de decisão", argumentou.

O deputado Onevan de Matos (PSDB) alega que recebe muitas reclamações sobre o preços dos pedágios, e a "obra lenta" da duplicação. "Não estamos vendo evolução, além disto há problemas na manutenção, se uma audiência não resolver, então podemos propor uma CPI", destaca.

Paulo Corrêa (PR) acrescentou que esta discussão precisa ter a participação da bancada federal de Mato Grosso do Sul, por se tratar de uma concessão dada pela União. "A discussão tem que ter todos estes envolvidos, até para que se não tiver jeito, então abrir uma CPI".

Amarildo Cruz (PT) sugeriu uma atitude mais efetiva, como uma ação civil pública para questionar a "validade da concessão", pedindo a suspensão do contrato. "A justificativa seria que a empresa não está cumprindo o contrato, e ficaria suspenso enquanto não resolver as irregularidades".

HISTÓRICO

Em abril, a CCR MS Via suspendeu as obras de duplicação da BR-163, que corta o Estado de Norte a Sul, e protocolou na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) pedido de revisão do contrato.

As obras foram retomadas na segunda semana de setembro, do ano passado. A BR-163 cruza 21 municípios em Mato Grosso do Sul, desde Sonora, na divisa com Mato Grosso, até Mundo Novo, na divisa com o Paraná. Dos 845,4 km concedidos, a concessionária deveria duplicar 798,3 km.

As praças de pedágio foram ativadas em setembro de 2015 após a duplicação de quase 90 quilômetros da via.

Os postos de cobranças foram instalados em Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes.

Leia Também

INFRAESTRUTURA
Novo programa de infraestrutura rodoviária segue para estudos no Governo do Estado
OLHA O PERIGO!
Caramelo encontra jararaca no quintal e avisa moradores em cidade de MS
CONVOCAÇÃO
Últimas chamadas: Detran-MS convoca candidatos PCDs de todo o Estado para o programa CNH MS Social
RESULTADOS POSITIVOS
Contrato de gestão estabelece metas do ano e leva resultados efetivos ao cidadão
FRIO - Foto: Álvaro Rezende FRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente