Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
MORTE GRIPE A

Criança de 11 meses morre por gripe Influenza

Maria Luiza Laranjeira Vieira não havia sido vacinada porque, segundo a mãe, estava resfriada e tomava antibióticos. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte por influenza. Família diz que criança não foi atendida corretamente durante atendimento

19 Mai 2019 - 15h38Por G1

Uma menina, de 11 meses, morreu na tarde de quarta-feira (15), vítima de gripe A ( H1N1), em Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A informação foi divulgada pela Prefeitura do município, na página do Facebook, na manhã deste domingo (19). A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte por influenza.

Segundo a mãe, a menina não foi vacinada porque estava resfriada e tomava antibióticos. Maria Luiza Laranjeira Vieira faria um ano no dia 12 de junho.

Por nota, a Prefeitura de Sapiranga informou que a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada, na tarde de sexta-feira (17), pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que a criança morreu por gripe A (H1N1). (leia íntegra a baixo)

Ao G1, a mãe da menina, Jenifer Laranjeira Vieira, disse que a filha foi levada para o Hospital Sapiranga - Sociedade Beneficente Sapiranguense, no domingo (12) com febre.

"O médico que era o pediatra dela estava de plantão. Ele examinou ela e mandou de volta para casa. Na segunda, ela não melhorou. Levei ela de novo no hospital e ele deu baixa. Ela fez um raio-x e o resultado deu bronquiolite e ela começou o tratamento no hospital".

Na terça-feira (14), Maria Luiza chegou a ir para o quarto, mas teve uma piora e voltou para a emergência. A mãe diz que a criança ficou cerca de 12 horas sem receber a visita de um médico.

 

Ninguém me disse, em nenhum momento, que era grave. Estavam tratando ela como bronquiolite aguda."

 

"Ela ficou sem comer. Eu pedi várias vezes para o médico do plantão ver ela, mas ele não apareceu. Na quarta-feira, de manhã, quando a outra médica do plantão chegou, não passaram a minha filha como urgência. Quando a médica viu ela, disse que ela estava com falta de oxigênio no sangue. Eu perguntei para ela o que isso significava, ela me disse 'a gente vai colocar uma máscara nela e ela vai ficar boa'. A médica ficou surpresa quando eu disse que ninguém tinha visto ela à noite".

Em nota, o Hospital Sapiranga contesta informando que a paciente recebeu toda a assistência necessária. Além disso, nas últimas 12 horas na emergência, sendo monitorada, inclusive com o pediatra presente em tempo integral e com todos os equipamentos necessários para monitoramento. (leia íntegra a baixo)

Na quarta, num momento de piora da filha, a mãe disse que presenciou uma discussão entre a equipe de médicos. Um dos equipamentos usados para dar oxigênio para a criança estaria com problema, segundo Jenifer.

 

"Eu cheguei no quarto e tinha um monte de enfermeiros de máscara envolta dela. Estavam brigando entre eles. Tinham coisas que não estavam funcionando e eles precisavam de autorização para liberar um equipamento que estava em outro lugar. Minha filha ficou mais de cinco minutos exposta, sem roupa e sem equipamento de oxigênio, enquanto eles tentavam resolver isso".

Jenifer diz que ficou sabendo, na escola da filha, que o motivo da morte havia sido por gripe A.

"Só fui saber pela diretora da creche que era gripe A. Nos laudos está escrito que ela teve insuficiência respiratória causada por bronquiolite aguda."

 

Atestado de óbito — Foto: Arquivo pessoal

Atestado de óbito — Foto: Arquivo pessoal

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou, ao G1, que o pai da criança foi avisado na sexta-feira sobre o resultado do exame.

"A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, através do número de telefone na notificação, realizou várias tentativas de contato com a família, inclusive todas caindo na caixa de mensagens. Após conseguir outro número, a coordenadora falou com o pai da criança. Segundo o pai, o aparelho de telefone (número do aparelho informado na notificação) havia sido perdido durante o ocorrido, e, por isso, ele não tinha atendido às ligações", informou em nota.

"Minha filha foi maltratada. Ela não teve o tratamento que merecia. Como uma criança fica mais de 12 horas sem atendimento de um médico? Dizem que ela morreu de gripe A, para mim, isso não é verdade. Ninguém me falou nada".

No sábado, professores e funcionários da escola em que Maria Luiza frequentava foram imunizados contra gripe.

Nota da Prefeitura de Sapiranga

O óbito da criança de 11 meses em Sapiranga, em decorrência da Gripe A, ocorreu na quarta-feira, dia 15 de maio. No final da tarde de sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde teve a confirmação da Gripe A, e conforme a notificação e o material do exame no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a criança não havia sido vacinada.

A Prefeitura Municipal de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica tomou todas as providências quanto à notificação compulsória ao Estado e precauções foram tomadas.

Em Sapiranga a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das 7h15 às17h45, sem fechar ao meio-dia.

As doses só não são disponibilizadas na UPA 24 Horas, na Unidade de Saúde Especializada (USE), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no prédio da Secretaria de Saúde (ao lado do Hospital Sapiranga), porque estes locais são voltados a serviços de atendimento de emergência e de especialistas.

O Dia D de Mobilização Nacional com todas as unidades de saúde abertas, inclusive a USE, ocorreu em Sapiranga no dia 4 de maio.

 

Nota do Hospital Sapiranga

 

O Hospital Sapiranga informa que teve conhecimento sobre a confirmação da Gripe A hoje pela manhã. Esta confirmação explica a evolução desfavorável e rápida, quanto a gravidade do caso.

O hospital ressalta que a paciente recebeu toda a assistência necessária. A paciente passou as últimas 12 horas na emergência, sendo monitorada, inclusive com o pediatra presente em tempo integral e com todos os equipamentos necessários para monitoramento.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos