Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Fatima do Sul - Religião

Campanha da Fraternidade 2018 será lançada nesta quarta-feira (14) em Fátima do Sul

Missa de Cinzas será às 19 hs e marca início da Quaresma e a abertura da CF-2018

13 Fev 2018 - 08h01Por Redação Fatima News

A exemplo do que ocorre em todo o Brasil, nesta Quarta-Feira de Cinzas, Fátima do Sul  receberá a celebração da Missa que marca o início da Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, e também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2018 (CF-2018) que, este ano, traz como tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”, com base do Evangelho de São Mateus, capítulo 23, versículo 8.

Segundo o pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima, padre João Bergamasco, em Fátima do Sul  a Quarta-Feira de Cinzas será marcada pela celebração da Missa  às 19:00 hs na Igreja Matriz. “Estamos entrando na Quaresma, tempo de conversão e a imposição das cinzas representa isso”, explicou o padre.

É no período da Quaresma que a Igreja Católica convida os fiéis a abraçarem a Campanha da Fraternidade, que já é realizada no País desde 1961, sempre tratando de temas importantes, não apenas dentro da igreja, mas para a sociedade de modo geral.

 

Este ano a temática escolhida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é o combate a todo tipo de violência. “O Evangelho afirma que somos todos irmãos e, portanto, como irmãos devemos nos esforçar para uma convivência amistosa, banindo todas as formas de violência da nossa vida. Essa é a proposta da CF-2018 e é o que vamos enfatizar durante todo o período de preparação para a celebração da Páscoa”.

O texto base da Campanha da Fraternidade diz que  a intenção da campanha é provocar a sociedade a construir uma cultura de paz. “Violência doméstica ou nas ruas, agressões físicas, ofensas verbais, preconceito, discriminação, opressão, são formas de violência que precisam ser denunciadas e combatidas por todos os cidadãos. Esta é a proposta da CF-2018”.

Padre João afirma que precisamos de uma mudança de vida no sentido de promover a paz. “Temos que mudar a forma como enxergamos as coisas e cultivar, acima de tudo o amor. Não podemos ver o próximo como nosso rival, nosso concorrente, como alguém que precisa ser vencido, mas sim como nosso irmão. A partir do momento que amamos nosso inimigo ele, automaticamente deixa de ser nosso inimigo”, concluiu.

O cartaz*

Um grupo de pessoas com as mãos dadas, de diferentes idades e etnias, representando a multiplicidade da sociedade brasileira é a mensagem exposta no cartaz da Campanha da Fraternidade 2018. Especialmente no Ano do Laicato, a Igreja no Brasil convida a todos, por meio da CF 2018, a refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.

No cartaz, segundo o secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luís Fernando, as pessoas que nele formam um círculo e unem as mãos indicam que a superação da violência só será possível a partir da união de todos. “A violência atinge toda a sociedade brasileira em suas múltiplas esferas, o caminho para superar a violência é a fraternidade entre as pessoas que se unem para implementar a cultura da paz”, explica.

 
Cb image default
 

Pessoas com as mãos dadas demonstrando união é a mensagem exposta no cartaz da deste ano - Imagem: Reprodução / CNBB

 

A escolha do Cartaz, de acordo com o padre Luís Fernando, foi feita com base em duas etapas. A primeira foi aberta a participação da população que pôde enviar sugestões de arte por meio de um edital aberto ao público e a segunda passou pela avaliação do Conselho Permanente da CNBB. “A partir dessa escuta é que chegou a atual configuração do Cartaz”, sublinhou.

Subsídios

Além do cartaz, todo ano a Igreja no Brasil disponibiliza subsídios e materiais para ajudar as comunidades, famílias e cidadãos a vivenciarem o propósito da Campanha. Esses materiais estarão à disposição do público no site da Edições CNBB. (*Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
Vicentina
Veja as 2 Galerias de Fotos do Show de Edson e Hudson em Vicentina no dia 30/12
Religião
Acontece hoje 20/12 o 3° dia do terço em Oração pelas Irmãs CMES em Vicentina e você está convidado.
Religião
Decisão do Bispo em retirar irmãs Carmelitas do Santuário de Sta.Terezinha cria comoção em Vicentina
FÁTIMA DO SUL - EVENTO
Neste sábado tem a Noite de 'Louvorzão' na Igreja Evangelho da Restauração em Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis