Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL - De Volta ao Passado

Alunos do Filinto Muller volta ao século 20 em aula de história em Fátima do Sul

Muito interessante a criatividade dos alunos da Escola Estadual Senador Filinto Muller

14 Mar 2018 - 14h34Por Adélio Ferreira - Fátima News

Muito interessante a criatividade dos alunos da Escola Estadual Senador Filinto Muller, de Fátima do Sul, viveram o início do século 20, no Brasil, em uma aula, que aconteceu no dia 07 de março.

Uma aula no início do século 20, no Brasil. As turmas dos 9 anos A, B e C tiveram uma aula diferenciada de História, com o professor Wagner Cordeiro. Ao estudarem o tema República Velha no Brasil (1889 - 1930), o professor sugeriu aos estudantes que tentassem conseguir algumas roupas que lembrassem a moda de mulheres e homens do País naquela época.

A evolução da moda no Brasil

Do longo ao mini, do algodão ao tecido sintético, dos cabelos volumosos aos chapados. A moda muda, se transforma, inventa, reinventa, revoluciona - e se repete. Da influência europeia à busca por uma identidade nacional, a moda brasileira mudou radicalmente desde o tempo dos nossos bisavós. Historicamente, não faz muito tempo que as mulheres só saiam de casa de vestido longo, luvas e sombrinha. O que diriam elas se vissem as pernas de fora de hoje (que nem chocam mais)? O que foi revolucionário antes hoje já é trivial.

O homem se veste há séculos mas o estilismo como profissão só se tornou curso superior nos anos 1970. Os que pensam que a moda não é uma forma de expressão e de arte, mas só a maneira como as pessoas cobrem seus corpos, podem parar de ler por aqui. Para os que continuam, o cmais+ entrevistou o autor do livro e diretor do documentário homônimo “História da Moda no Brasil”, João Braga, para conhecer a trajetória da moda brasileira. Ele dividiu a moda em sete períodos.

“As mulheres vestiam-se aqui no Brasil como se elas fossem verdadeiramente europeias. Com o calor do Rio de Janeiro e as mulheres usavam casaco de pele. Sem necessidade, mas era chique usar casaco de pele em Paris. Na rua do ouvidor, no Rio de Janeiro, falava-se mais francês do que português”, diz João Braga.

Nessa época era característico ver nas ruas mulheres usando cintura marcada, chapéus bem grandes, coque fofo, vestidos longos, botinhas e uma sombrinha a tiracolo. Já os homens usavam flor na lapela, calça comprida, paletó, gravata, colete e chapéu.

Uma curiosidade: no final do século XIX até o princípio do século XX, algumas famílias abastadas do Rio de Janeiro mandavam lavar e passar as roupas em Lisboa por que consideravam que no Rio não soubessem lavar e passar bem. "Isso talvez muito mais por exibicionismo do que por qualquer outra questão de higiene propriamente dita", diz João Braga.

No período do pós-guerra, as saias se encurtam e a mulher começa a ter uma vida social mais ativa. Essa mudança no comportamento feminino que inspirou o nome do período.

No Brasil, a influência parisiense continua forte, mas já se produz roupas aqui – inspiradas na moda de fora, mas com adaptações.

Na moda feminina o que se destacava era o chapeuzinho cloche, o cabelo mais curto e a cintura mais baixa, na altura do quadril. “Isso deixa o corpo mais retilíneo”, diz João Braga. (Com informações da Cultura)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
INFRAESTRUTURA
Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Final e Premiação da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - PIZZARIA CARIOCA
Você já ouviu falar no 'Chopp de Vinho'?, é a novidade desta Sexta do Vinho na Pizzaria Carioca

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação