Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Vicentina - Familia Araujo

1º Grande Encontro da Família Araújo foi realizado em Vicentina

Vicentina foi palco de um grande evento familiar, realizado no último sábado, no Havai Clube.

22 Jan 2018 - 11h57Por Adélio Ferreira - Fátima News

Vicentina foi palco de um grande evento familiar, realizado no último sábado, no Havai Clube. O evento foi o 1º Encontro da Familia Araujo, que teve a participação de mais de 150 pessoas oriundas dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rondonia.

O encontro familiar, que tem como membro o vereador Jairo Fernandes, de Fátima do Sul, teve início as 10 horas da manhã, com um ambiente todo estilizado, conforme a época do patriarca da familia, Sr. Augusto, com seu barzinho montado, e uma vitrola com 80 anos de existência; muitas fotos daquela época em que residia na linha barreirão, próximo a capela São José (Pamonha).

História de Dedicação

No dia 13 de Junho de 1935 aconteceu o casamento de Augusto Vicente de Araujo, que nasceu em 28/08/1906 e Maria Félix de Araujo, que nasceu em 16/06/1916, numa cidadezinha simples denominada Exu, estado de Pernambuco, cuja data de criação foi em 10/06/1907. O nome Exu, porque havia uma grande quantidade de abelha de ferrão. Também o nome Exu por causa da tribo indígena do local.

De um amor entre os dois iniciou-se uma familia, que foi crescendo e da união nasceu um total de 13 filhos. sendo 5 homens e 8 mulheres. Foi uma vida sofrida, mas sempre a união estava presente. A luta era grande, não faltando o carinho, que sempre permanecia entre eles. Tudo era muito dificil, mas com muito trabalho, o nosso querido avô, de sol a sol, tinha o controle da situação, e jamais desamparou sua familia.

A Madrinha e Padrinho gostavam das comidas, como as carnes de caça: tatu, carneiro, cabrito. Era caça de todo tipo de bicho: gavião, perdiz, anta. Seu prato predileto era buchada de bode. Quando enjoavam da carne de anta, colocava no sol e curtia e depois moia e fazia farofa. Faziam muita comida a base de milho: cuscuz, xerem, canjica e outros derivados desse cereal. Um prato que saboreavam muito era o "baião de dois".

O casal, que era muito querido na linha do Barreirão, gostavam e criaram muitos cachorros, mas só de uma raça (tupi).

Episódios

"O Padrinho estava sentado na preguiçosa (cadeira) com a bengala na mão, se balançando. Quando passou um vendedor de verduras e disse assim:
- Seu Augusto, o senhor quer acelga???
Imediatamente o padrinho respondeu:
- Surda sim, mas cega não!
"A nora, Alair, foi um dia visitar a sogra e o sogro. Os quais ela os chamavam de padrinhos. Ao chegar la, encontrou a vó Maria, assando um pássaro.
- O que é isso?
A madrinha respondeu:
- Eu estava com vontade de comer carne de caça, então um gavião pousou no pé de manga. Ai eu pedi para Augusto matar aquela ave. Ele estava sentado na preguiçosa, levantou depressa, pegou a cartucheira e, num tiro certeiro, matou o gavião. Eu limpei o bicho e assei."

Outro Episódio


" Quina apanhou por causa do namorado. Ela ia buscar água na mina e um moço daquela localidade ia lá e ficavam namorando. O Padrinho viu, surrou tia Quina, voltou para casa, montou no cavalo e a garruncha e foi atrás do rapaz."


Vida de Dedicação


Tempos sacrificantes, a cada dia, a luta constante e a vitoria estava por vir. Obrigado padrinho e madrinha pela nossa vida. Hoje estamos aqui nesse encontro, graças ao senhor e a madrinha. Passou muito tempo, e só agora damos por conta, como é bom viver esse momento juntos.

Hoje restam apenas 03 filhos dessa caminhada e determinação de voces. Hoje, nós, seus netos, seguimos com força total para que daqui a 100 anos, a nossa história tenha uma continuação. Estamos com uma enorme felicidade.

Aqui hoje, unidos pela fé que herdamos de voces, e muito amor, onde o nosso sinal de alegria, esta estampado no rosto de cada um. Com um enorme sorriso a tristeza faz parte, pois hoje não temos muito entre nós. Mas com toda certeza que temos dever a cumprir, em homenagem a voces: Padrinho e Madrinha. Hoje o céu esta em festa! O brilho das estrelas clareiam mais forte, porque de agora para a frente a história é conosco, e jamais deixaremos a estrela Araujo se apagar.

Segundo o organizador do evento, o neto Wilson Araújo, o 1º Encontro da Familia Araujo vai ficar marcado para sempre no sembrante de cada membro, com encontros de pessoas que há muito tempo não viam. Muitas brincadeiras aconteceram no decorrer do proveitoso dia. Sorteio de prêmios, atraves de realização de bingo. E finalizando com uma divertida dança ao som de música eletrônica. Tudo o que aconteceu só motivou aos familiares já planejarem a realização do 2º Encontro da Familia Araújo, para o ano vindouro.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - NA FEIRA LIVRE
João Aroldo e Betinho prometem agitar a região com show na Feira Livre em Vicentina
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
CAMPANHA ACIFAS DAS MÃES 2024 FÁTIMA DO SUL - CAMPANHA DAS MÃES ACIFAS
ACIFAS vai sortear R$ 10 mil e 02 Bicicletas Elétricas na campanha da Mães, veja como participar
FOTOS: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWS VICENTINA - FOTOS PPA
Confira as 03 galerias de FOTOS do público e show com Pedro Paulo e Alex na Feira Livre em VICENTINA
Feira Livre
Sucesso de Público na Feira Livre de Vicentina-MS com Show Eletrizante de Pedro Paulo e Alex (PPA)

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS