Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
O registro, captado!!!

O sorriso de Marina e os fiscais da dor alheia: na internet, o ódio venceu o luto

Um meio-sorriso em direção a um dos filhos de Eduardo Campos enquanto o corpo do ex-governador era velado

19 Ago 2014 - 09h06Por Yahoo

Circula na internet uma foto da ex-senadora Marina Silva olhando com um meio-sorriso em direção a um dos filhos de Eduardo Campos enquanto o corpo do ex-governador era velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, no domingo, 19 de agosto. O registro, captado em uma fração de segundo em uma cerimônia que durou o dia inteiro, dizia exatamente o que parecia dizer. Nada. Mas, como se não houvesse tristeza suficiente no drama de amigos e familiares, quem acompanhou o evento pelas redes sociais tratou de usar a imagem para expandir a crônica de uma velha tragédia, tão destrutiva quanto lamentável. Vestidos de fiscais de sentimento humano, esses internautas passaram a medir com uma métrica confusa o caráter das figuras públicas presentes à cerimônia.

Ao longo do dia, as redes sociais se transformaram em um festival de atrocidades praticadas a céu aberto, movida em parte pelo pior tipo de jornalismo – o jornalismo marrom. Alguns chegaram ao ápice de sugerir uma distância, moral e humana, entre a ex-senadora e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cravar no título: ele chorou, ela sorriu. O que isso quer dizer é um desafio para estudiosos da semiótica. Não é o meu caso, mas faço coro a alguns amigos que, de prontidão, trataram de remar contra a maré em um dia naturalmente triste, tornado ainda mais triste em meio à propagada desonestidade intelectual – aquela capaz de colocar um drama humano a serviço das próprias convicções.

Um professor de ciência política com quem mantenho contato foi o primeiro a manifestar que alguma coisa estava pobre no reino de Zuckerberg: “O debate será o fato de a Marina ter dado uma risada e o Lula chorado? É isso?”

Outro amigo, o jornalista Mauricio Savarese, reagiu em alto e bom som: “Sobre a foto da Marina sorrindo de soslaio em um momento aleatório de um velório no qual passou umas 10 horas: se você acha que ela está feliz pela morte do seu colega de chapa, você é um idiota”.

E foi o Fernando Vives, meu vizinho de coluna aqui no Yahoo, quem sentenciou: “O funeral do Eduardo Campos mostrou uma nova classe na nossa sociedade: o sommelier de dor alheia. ‘Mas a Marina Silva sorriu’, ‘mas os filhos dele fizeram tal coisa’. Cada vez mais acredito que o Brasil, por ser um país adolescente, tem, na média, cidadãos que se comportam como tal. Lançar regra na dor alheia configura falta de caráter. E as redes sociais estão aí pra lembrar que aquela tia tosca que passa a ceia de Natal falando bobagens está por toda parte, o tempo inteiro, vomitando na nossa cara o legado da nossa miséria, pra usar a expressão do Machado de Assis. Já não sei como lidar com isso.”

Não sabemos, Fernando. E nada, no horizonte próximo, aponta qualquer esperança de mudança no discurso fratricida que tomou conta do cenário político e atingiu em cheio corações e mentes de parte de seus eleitores, cada dia mais afundados no próprio ódio e incapazes de sinalizar bom senso quando a vida pede apenas respeito e solidariedade.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho