Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
campo grande

Sapateiro há seis décadas, ele vive de fazer calçados dentro de hospital

23 Abr 2014 - 08h38Por Campo Grande News

João Fernandes Damascena tem 76 anos e há 6 décadas trabalha como sapateiro, boa parte desse tempo no Hospital São Julião, em Campo Grande. O senhor que, logo de cara, brinca com o próprio nome, dizendo que é “rodeado pelas brancas e desprezado pelas morenas”, é puro carisma e, na função que exerce, um profissional de excelência, daqueles que utiliza o talento não só para ganhar dinheiro, mas para fazer o bem.

No São Julião, a Sapataria do Seo João, que existe desde 1974, é um dos locais mais conhecidos por funcionários, médicos e pacientes, isto porque o sapateiro, que completa 40 anos de empresa no dia 2 de agosto deste ano, fabrica calçados para pessoas acometidos pela hanseníase, doença infecciosa que atinge várias partes do corpo, entre elas, os pés.

“Tem muitos que ficam com os pés tortos, perdem a sensibilidade e tem que usar sapatos especiais para não machucar”, comenta.

 
Seo João aprendeu ofício ainda menino, aos 11 anos. (Foto: Cleber Gellio)Seo João aprendeu ofício ainda menino, aos 11 anos. (Foto: Cleber Gellio)
 
Trabalho é manual e demora dias. (Foto: Cleber Gellio)Trabalho é manual e demora dias. (Foto: Cleber Gellio)

No hospital, referência para tratamento desse tipo de enfermidade na América Latina, seo João trabalha de segunda a sábado, 8 horas por dia, moldando calçados especiais, fazendo palmilha sob medida e, com isso, aliviando, de certa forma, o sofrimento de muitos “clientes” que, no final, acabam virando amigos.

Ele não consegue estimar uma média de produção, porque isso, argumentou, varia de acordo com o movimento e as prescrições médicas, mas conta que o trabalho é totalmente manual, cansativo e, geralmente, leva dias.

O paciente que procura a sapataria, depois da recomendação médica, precisa ter paciência, mas o produto final, cujo custo fica por conta do hospital, é um alívio e tanto, garantiu.

O primeiro molde é feito com uma faixa embebida em gesso, enrolada nos pés do paciente, e que depois de seca gera o que ele chama de negativo.

 
Sapateiro vive entre réplicas de pés e garante o alívio de muita gente. (Foto: Cleber Gellio)Sapateiro vive entre réplicas de pés e garante o alívio de muita gente. (Foto: Cleber Gellio)

Com essa base em mãos, fazendo uso do mesmo material, o sapateiro cria uma réplica do pé defeituoso e, a partir daí, vai construindo o novo calçado.

“Aí a gente começa a costurar o couro, fazer o forro... Demora, porque sapato ortopédico não é fácil, mas quando eu começo a fazer um, o doutor já manda outro. Eu vou anotando”, conta.

A sala onde João trabalha é lotada de “pés” de gesso, um cenário que ele, no início da carreira, nunca imaginou viver.

A “missão” veio por acaso, assim como a profissão, que começou a aprender aos 11 anos. “Ninguém da minha família é sapateiro”, disse.

Depois de passar pelas principais sapatarias de Campo Grande, na época em que esse tipo de negócio ainda era lucrativo e viável, seo João resolveu trabalhar em casa.

“Fiquei pegando consertos das irmãs que, na época, tomavam conta da Santa Casa, foi quando conheci a Irmã Silvia, diretora São Julião. Ela ouvir falar de mim e me chamou para tomar conta do espaço que era tocado por uma jovem alemã”, relembrou.

Hoje, seo João sente-se um homem realizado porque, nas palavras dele, “ajuda os outros a melhorar e caminhar”. “Só pretendo mudar de profissão quando entrar no caixão”, brinca, ao dizer que o retorno pelo que faz vem em forma de amizade e gratidão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste