Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
novela

"Malhação" comemora 19 anos no ar nesta quinta-feira

24 Abr 2014 - 09h42Por Natelinha
Aposta da Globo para cativar o público adolescente, alavancar o horário nobre e servir como celeiro de talentos, "Malhação" está comemorando nesta quinta-feira (24) 19 anos ininterruptos no ar.
 
A novela foi lançada no ano de 1995, ano em que revelou ou projetou atores como Danton Mello, Carolina Dieckmann e André Marques. Na época, o pano de fundo era uma academia - que deu origem ao nome que é mantido até hoje, mesmo sem menção à academia propriamente dita na maioria das temporadas seguintes.
 

Danton Mello, Juliana Martins e Luigi Barricelli formaram primeiro
triângulo amoroso de "Malhação", em 1995 - Divulgação
 
Sempre moldada em esquema de temporadas (um total de 21 foram produzidas de lá para cá), com aproximadamente 230 capítulos cada, a trama atravessou gerações com abordagens de temáticas relevantes aos jovens, como sexo, drogas, divórcio, irmãos, entre outros.
 
Vários dos atores que hoje estão no primeiro time da Globo ou de outras emissoras, como a Record, vieram de "Malhação". Cauã Reymond, Humberto Carrão e Guilherme Leicam, hoje consagrados em outros horários, alcançaram destaque graças à trama adolescente. Marjorie Estiano, Bianca Bin, Nathalia Dill e Sophie Charlotte, o mesmo. 
 

Cauã Reymond, em 2014 na série "O Caçador", e em 2002, quando lançado em "Malhação"
Divulgação/Globo
 
Na Record, nomes que estão em seu primeiro time, como Juliana Silveira, Claudio Heinrich, Renata Dominguez, Bárbara Borges, Rafaela Mandelli e Iran Malfitano, assim como seu principal apresentador, Rodrigo Faro, vieram do folhetim global.
 
"Malhação" também foi responsável por projetar autores. Andrea Maltarolli, uma das responsáveis pela implantação do projeto e falecida em 2009, teve seu primeiro trabalho solo em 2008 com "Beleza Pura" e uma sinopse deixada por ela, "Búu", será adaptada e produzida neste ano. 
 

|Cristianne Fridman, um dos maiores nomes da dramaturgia da Record,
já foi colaboradora de "Malhação" em 2001 - Divulgação/Record
 
Cristianne Fridman, hoje na Record, Tiago Santiago, com passagens pela Record e SBT, e Izabel de Oliveira, que emplacará "Geração Brasil" e que foi responsável pelo grande sucesso "Cheias de Charme", vieram de "Malhação".
 
A volta de atores e autores também não é um fenômeno raro em "Malhação". Paulo Betti, que está na atual temporada como o Caetano, já passou pelo folhetim em outras duas ocasiões (em 2001 e em 2005). Silvia Pfeifer, destaque da primeira temporada, voltou em 2012. José de Abreu passou pela novela em 2005 e em 2010. Fernanda Souza, até 2001, atuou como aluna. Em 2013, ela voltou como madrasta de alunas. 
 
Já a retomada de autores é clara. Uma das autoras da primeira temporada, Patrícia Moretzsohn, é a responsável pela autoria da que está no ar atualmente. Ricardo Hofstetter, Glória Barreto e Emanuel Jacobina foram alguns dos que foram e voltaram.
 

Giga-Byte: pano de fundo de várias temporadas, lanchonete foi abolida há
alguns anos como parte do processo de renovação - Divulgação/Globo
 
"Malhação" atualmente atravessa uma fase de baixa audiência. Seus índices, que já chegaram à casa dos 40 pontos, passaram a oscilar nos 15. Várias reformulações foram feitas no decorrer deste tempo. Cenários consagrados, como o colégio Múltipla Escolha e o Giga Byte, foram abolidos e outros foram criados. 
 
No entanto, apesar dos vários rumores de que seu fim possa estar próximo, "Malhação" segue recebendo investimentos na Globo. A função de celeiro de talentos segue consolidada mesmo que seus índices já não sejam os mesmos.
 
Das temporadas mais recentes, por exemplo, Guilherme Leicam e Juliana Paiva se destacaram e foram promovidos ao horário nobre. Leicam teve destaque na primeira fase de "Em Família" e teve seu contrato renovado. Já Juliana ganhou o papel de protagonista de "Além do Horizonte'. 
 

Thiago Rodrigues e Juliana Paiva, casal de "Além do Horizonte": ele foi lançado
na temporada de 2005; ela na de 2012 - Divulgação/Globo
 
Seu baixo custo de produção, aliado aos talentos que projeta e o fato de alavancar o horário nobre motivam a emissora a continuar apostando no folhetim. 
 
Prestes a completar 5.000 capítulos, "Malhação" vem sendo exibida de forma ininterrupta. Foram poucos os dias em que sua exibição foi suspensa. No entanto, neste ano, por conta da Copa do Mundo, a trama será interrompida por praticamente um mês. Este será o maior período de hiato do folhetim.
 
A temporada atual se encerrará no começo de junho, antes do início dos jogos, e retomará quando os mesmos terminarem com uma nova fase, a vigésima segunda.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE MS MS AO VIVO - VEJA PROGRAMAÇÃO
'MS ao Vivo' apresenta no domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados; CONFIRA
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis