Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 22 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
MUNDO PET - LIBERADO NO MS

Tá liberado: 'pais' de pets agora podem passear com 'filhos' em ônibus em todo o MS

Tá liberado: 'pais' de pets agora podem passear com 'filhos' em ônibus em todo o MS

9 Nov 2018 - 08h02Por TOP MÍDIA NEWS

Viagens de ônibus ou vans com animais domésticos, como gatos e cães, podem ficar mais tranquilas para os animais e seus donos em Mato Grosso do Sul. A Assembleia Legislativa aprovou medida que desobriga o transporte dos pets no bagageiro desses veículos, até mesmo em ônibus circulares.

O projeto foi proposto pelos deputados Marcio Fernandes e George Takimoto, e aprovado pela Casa de Leis no dia 31 de outubro.  Lei n. 5.055, de 6 de setembro de 2017, sobre o transporte de animais domésticos e de cães-guia em veículos de transporte coletivo terrestre, intermunicipais, no Estado.

O texto altera e revoga dispositivos da Lei n. 5.055, de 6 de Setembro de 2017, que dispõe sobre o transporte de animais domésticos e de cães-guia em veículos de transporte coletivo terrestre, intermunicipais, no Estado de Mato Grosso do Sul. Muda, principalmente, a determinação sobre o local em que os pets podem ficar.

Adiciona que os animais deverão ser acondicionados em caixas de transporte ou similares durante toda a sua permanência, porém, na cabine de passageiros do veículo. No bagageiro, onde os animais costumam ser transportados, não há refrigeração e há possibilidade de escape de fumaça do veículo. Geralmente, animais precisam ser sedados para evitar o estresse em trajetos. 

  Medida vale também para transporte coletivo municipal. (Foto: Wesley Ortiz)
Até então, o transporte dos animais domésticos acima de 10 kg não pode ser efetuado na cabine de passageiros. Se transportado na poltrona, sua passagem será custeada por seu tutor ou por proprietário.

O projeto aprovado pelos deputados também revoga a obrigação das empresas em comprovar que possuem compartimento para transporte dos animais no bagageiro, já que permite agora a viagem dos animais junto aos passageiros.

Segundo o deputado Márcio Fernandes (MDB), autor da proposta, as medidas visam o bem estar desses pets durante o trajeto. “Dá maior conforto aos animais. Sempre fui um grande defensor da causa animal, até porque sou médico veterinário, e por entender que a situação precisa melhorar na causa animal, no estado de Mato Grosso do Sul”, declarou.

A medida ainda passa por sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a ser publicada em Diário Oficial do Estado.

Regras

Continuam valendo outras medidas para permitir o transporte de animais em veículos de transporte coletivo. O proprietário do animal de estimação deverá apresentar documentos que atestem boas condições de saúde do animal, firmado por médico veterinário até 15 dias antes da data do embarque; carteira de vacinação atualizada, que conste ao menos as vacinas antirrábica e polivalente.

É proibido transportar os animais domésticos por mais de 6 horas seguidas, sem o devido descanso; transportar animal fraco, doente, ferido, ou em adiantado estado de gestação, exceto na hipótese de atendimento de urgência e desde que a empresa transportadora tenha condições técnicas de realizar o transporte sem prejuízo das condições de segurança e saúde dos passageiros.

Ao deficiente visual é garantido o direito de ingressar e permanecer acompanhado de cão-guia nos transportes de que trata esta Lei, independente do peso do animal e do pagamento de tarifa. É obrigatória apresentação de documento que permita esse transporte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEODÁPOLIS - JÁ VEM DE BERÇO
Criança de sete anos escolhe 'FORÇA TÁTICA' como tema de aniversário em Deodapolis
FATIMA DO SUL - ENERGIA ELÉTRICA
Câmara de Vereadores de Fátima do Sul cobra explicações de alto preço de Energia
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Semana começa com 10 concursos abertos e salários de até R$ 12,9 mil
TÁ COM IPVA ATRASADO???
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem parcelar dívida em até dez vezes
FATALIDADE
Banhista de 18 anos tenta salvar criança e morre afogado em rio em Guia Lopes da Laguna
MS FORTE
Com pesquisa, Brasil vai ocupar espaço na produção mundial, diz Reinaldo
FÁTIMA DO SUL - CONTA DE ENERGIA
Em Fátima do Sul, população já se movimenta contra Energisa, valores passam de 50% de aumento
TRAGEDIA NA RODOVIA
Acidente entre três veículos deixa três mortos e cinco feridos
TEMPESTADE
Temporal de 30 minutos alaga ruas e família fica presa em carro
PREVISÃO PARA SEMANA NO MS
Semana deve ter chuvas rápidas e calorão de 38°C em Mato Grosso do Sul