Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DO MS

Reinaldo cumpre compromisso e leva asfalto aos distritos de Jaraguari, moradores agradecem

Reinaldo cumpre compromisso e leva asfalto aos distritos de Jaraguari, moradores agradecem

22 Abr 2019 - 08h45Por SILVIO ANDRADE / SUBCOM

Moradores de Jaraguari Velho e Bonfim, distritos de Jaraguari (distante 43 km de Campo Grande), estão contando os dias para o início de uma das obras mais importantes para a região: o asfaltamento de 10,2 km da MS-244, estrada que interliga as pequenas comunidades cercadas por fazendas de soja e boi. Prometida por governos anteriores, a infraestrutura chega com a palavra empenhada do governador Reinaldo Azambuja.

“Agora estamos acreditando que o asfalto sai, a gente ouve falar há mais de 40 anos”, relata Lourdes Alves Oliveira, 64, que mora na beira da estrada, em Bonfim. “Valeu a pena ter fé no governador e no prefeito (Edson Rodrigues Nogueira, o Edson da Farmácia)”, diz a dona de casa, que vive com o salário de aposentada e a venda de mandioca que cultiva com o marido, Maurício, 58. “A estrada de chão só traz atraso, poeira e muita lama”, completa.

Caetano, ao lado do prefeito Edson da Farmácia e do vereador Áureo Vilela: “asfalto é tudo para nós”

O asfalto foi compromisso de Reinaldo Azambuja durante a campanha eleitoral e ratificado no ano passado, quando o governador visitou Jaraguari para entregar e lançar obras. No dia 26 de fevereiro de 2019, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de MS) anunciou o estudo ambiental e em 11 de abril publicou no Diário Oficial o resultado da licitação da obra de R$ 12,8 milhões, a ser executada pela Engepar Engenharia a partir de maio.

“Agora a gente acredita”

Jaraguari Velho e Bonfim são povoados com 350 moradores, a maioria sitiantes, os quais têm dificuldades de escoar para a cidade sua pequena produção. O agronegócio se expande na região, considerada importante bacia leiteira, e os produtores também reclamam da precariedade da estrada, principalmente no período de chuvas. Na semana passada, a Agesul recuperou todo o trecho, que ficou intransitável após forte temporal, incluindo a MS-351.

Moradora de Bonfim, dona Lourdes comenta com o marido e o vizinho a boa notícia: “agora eu acredito”

“A pavimentação da estrada será a nossa redenção, tudo vai melhorar”, afirma o prefeito Edson da Farmácia. “A nossa receita depende da agricultura e a garantia do escoamento vai aumentar a produção e os empregos, além de valorizar as terras”, contabiliza. “O governador Reinaldo Azambuja tem sido nosso grande parceiro e honrou seu compromisso. Ninguém mais acreditava nesse asfalto, que já é uma realidade, depois de tantas promessas.”

Edilsa aposta no crescimento dos distritos: “vai atrair novos investimentos”

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Áureo Vilela (Tuim), Edson da Farmácia percorreu as comunidades para comunicar a contratação da obra pela Agesul. O sitiante Antônio Carneiro, 67, olhou para a cópia do Diário Oficial e falou: “É verdade, mesmo! Moro aqui (em Bonfim) há 30 anos e nesse tempo mediram, colocaram estacas, mas o asfalto não saiu”. Carneiro e a esposa, Ozélia, levam uma vida sossegada. “Só falta o asfalto”, remenda ele.

 

“O asfalto é tudo para nós”

A alegria dos moradores de Jaraguari Velho não é diferente. O povoado foi sede de Jaraguari até os anos de 1970, quando a BR-163, pavimentada, mudou o trajeto, deixando de passar na comunidade. Com isso, a cidade se transferiu para a beira da rodovia. O anúncio do asfalto é celebrado com a retomada de um lugar que não cresceu pelo isolamento, embora distante apenas 7 km de Jaraguari, que hoje tem uma população de sete mil habitantes.

Antônio Carneiro e esposa no sitio, em Bonfim: asfalto passará na porta

“Vai ser uma conquista de todos”, comemora a empreendedora Edilsa Belmontes, 32, que administra com o marido um frigorífico de peixe ao lado da MS-244, cuja rodovia liga a região a Ribas do Rio Pardo e às Furnas do Dionísio. A dificuldade de acesso, segundo ela, sempre foi um limitador para a vila e para o comércio. “A gente quer ver Jaraguari Velho crescer e valeu a pena acreditar que o asfalto chegaria um dia, graças ao nosso governador”, disse.

Dono de uma lanchonete e uma das lideranças no distrito, o pernambucano Caetano Silva, 73, destacou o compromisso com a comunidade honrado pelo governador Reinaldo Azambuja. “A gente estava acabrunhado, era só promessa, mas o Reinaldo sustentou a palavra”, comentou com um sorriso de felicidade. “O que traz progresso é luz, água e asfalto. Eu vivo muito feliz nesse lugar, até já comprei uma casinha no cemitério, mas o asfalto era tudo que a gente queria.”

Acesso a Bonfim, no entroncamento da MS-244 com a BR-163: agricultura em expansão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CAPACITAÇÃO
Projeto Estudantes no Controle inicia primeira semana de execução da etapa Oficina de Capacitação
SEGURANÇA
Centro Integrado de Operações de Segurança comemora 20 anos com entrega de honrarias
vagas emprego carteira trabalho 730x425 OPORTUNIDADE
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas até dia 1°
FORTALECIMENTO
MS se alinha a iniciativas nacionais para fortalecer regulação do mercado de gás natural
MUNICIPALISMO
Governo envia aos 79 municípíos convite que vai priorizar saúde, educação e infraesturura

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados