Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
CUIDADOS

Na primavera índice de temporais e raios são maiores; saiba como se proteger

Na primavera índice de temporais e raios são maiores; saiba como se proteger

20 Out 2019 - 10h32Por BRUNA AQUINO / CORREIO DO ESTADO

A primavera, que vai até 22 de dezembro, é a estação do ano que nem tudo são flores. É também a estação com a maior incidência de temporais e raios, segundo meteorologistas. No sábado (18), em Campo Grande, tempestade que durou cerca de uma hora foi o suficiente para causar vários estragos com alagamentos em algumas e contabilizou cerca de 173 raios em apenas uma hora. 

Com as chuvas, os índices de raios e acidentes elétricos são grandes. Em Campo Grande, segundo o Elat, a densidade de descargas foi registrada em 4,6592516252 por km²/ ao ano e o  município está entre 46° entre as cidades de Mato Grosso do Sul em que mais tem incidência de raios. Em nível nacional, a cidade ocupa o 1829° lugar. 

Um estudo desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que, neste verão, a incidência de raios em todo o país será marcada pelos efeitos do fenômeno climático El Niño.

As previsões indicam que a intensidade do fenômeno vai provocar um aumento na incidência de raios nas regiões Sul (cerca de 50%) e Sudeste do país (em torno de 20% a 30%). Para uma parte do Centro-Oeste, a estimativa de aumento também é de 20% a 30%, como no caso do Mato Grosso do Sul, onde duas mortes por raios já foram registradas nesta primavera. No Mato Grosso e Goiás, a quantidade de raios poderá aumentar 10%.

Por outro lado, no Norte e Nordeste do país, deve haver uma queda de 50% na incidência de raios. A primavera na região Norte já apresenta apenas 10% da ocorrência média para a região neste período do ano.

ACIDENTES ELÉTRICOS
Segundo dados obtidos pela Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel) e divulgados em maio deste ano, em 2018 foram registrados 1.424 acidentes com origem elétrica em todo o país. O número representa tanto casos fatais como não fatais, sendo 836 acidentes por choques, 537 acidentes por incêndios por sobrecarga ou curto-circuito e 51 acidentes envolvendo raios. Ainda segundo a Abracopel, houve aumento de 2,67% em comparação ao número de casos de 2017.  

Na semana passada, um empresário de 42 anos levou uma descarga elétrica ao tentar arrumar a placa da fachada do seu estabelecimento, no bairro Universitário em Campo Grande. A placa havia saído do lugar devido aos ventos do fim de semana, e ele acabou recebendo uma descarga elétrica de cerca de 7.900 watts. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sobreviveu. 

Quem cuida de todas as ocorrências é a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul. Em casos de ocorrências com tempestades e ventanias, o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente coronel Fábio Catarineli, dá algumas dicas de como a população deve agir em caso de condições adversas de tempo.

-Nas residências ou apartamentos
Não tentar consertar o telhado quando estiver chovendo. Desligar aparelhos elétricos. Verificar galhos muito próximos a fiação, ou em estado de putrefação. Caso haja, providenciar a poda preventiva com profissional/empresa capacitada para fazê-lo. Verificar calhas a fim de evitar entupimentos nas saídas de água da residência. E nos condomínios onde há pára-raios, verificar se está de acordo com as normas de segurança.

-Nas ruas
Se estiver em via pública, e notar que a água ultrapassou o meio fio, a orientação é fazer o desvio. Não é seguro avançar em áreas alagadas, pois há risco de cair em bueiros ou furar o pneu do veículo. A exemplo da Capital que possui muitos córregos, pode ocorrer enxurradas fortes. Em caso de chuvas de granizo, importante buscar abrigo seguro. Se estiver dentro do veículo, procurar lugar seguro, de preferência longe de árvores. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A dica maior de acordo com o coordenador, é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta, ou a pé, e em caso de acidentes, acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. “A Defesa Civil junto com o Cemtec segue monitorando, e em caso de risco de tempestades irá emitir alerta via SMS para os números cadastrados das regiões que possam ser afetadas”, pontua.

SMS E DEFESA CIVIL
Para se cadastrar e receber os alertas emitidos pela Defesa Civil no celular, é necessário enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito e visa prevenir a população para ocorrência de acidentes e desastres naturais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CAPACITAÇÃO
Projeto Estudantes no Controle inicia primeira semana de execução da etapa Oficina de Capacitação
SEGURANÇA
Centro Integrado de Operações de Segurança comemora 20 anos com entrega de honrarias
vagas emprego carteira trabalho 730x425 OPORTUNIDADE
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas até dia 1°
FORTALECIMENTO
MS se alinha a iniciativas nacionais para fortalecer regulação do mercado de gás natural
MUNICIPALISMO
Governo envia aos 79 municípíos convite que vai priorizar saúde, educação e infraesturura

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho