Menu
SADER_FULL
sábado, 21 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Autonomia

MS lidera ranking de liberdade econômica do País, segundo pesquisa do Mackenzie

Na prática, significa que no Brasil, Mato Grosso do Sul é o que tem menos intervenção do Estado na economia

13 Nov 2017 - 15h47Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul desponta como o primeiro no ranking dos estados brasileiros com maior nível de liberdade econômica, em 2015. O Índice de Liberdade Econômica de cada Estado foi analisado e o resultado publicado pelo Centro Mackenzie na semana passada.

Na prática, significa que no Brasil, Mato Grosso do Sul é o que tem menos intervenção do Estado na economia, baseado em um conjunto de dimensões que analisaram os gastos públicos, tributação e mercado de trabalho. Para o governador Reinaldo Azambuja, a pesquisa é pertinente e atesta que “é função do Estado adotar políticas públicas que induzam o desenvolvimento, criem ambientes seguro e favorável aos investimentos da iniciativa privada, sem interferências na atividade econômica. O papel do Estado é promover o desenvolvimento naquilo que cabe ao poder público, como melhoria da infraestrutura e logística de transportes”.

Os números são resultados da metodologia do Fraser Institute, um índice inédito no Brasil e que ajuda a avaliar as condições de se empreender e ter sucesso no mercado e o grau à interferência estatal. Ele analisa como as medidas às políticas dos Estados foram, em 2015, capazes de apoiar a liberdade econômica, a capacidade dos indivíduos agirem na esfera econômica sem restrições indevidas.

Mato Grosso do Sul aparece na categoria dos estados mais livres, junto com outros cinco. Sendo São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Pará. O coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, Vladimir Fernandes Maciel, explica que o nível Brasil é muito ruim, mas com em nível de estados há uma grande diversidade dentro do país.

Além disso, Vladimir afirma que mesmo os estados que apresentam um bom desempenho ainda têm muito espaço para desenvolver e melhorar. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, destaca que o índice mostra que a economia sul-mato-grossense se destaca em termos de desenvolvimento.

“Dentro da Semagro, desde o início do governo trabalhamos para evoluir economicamente o Estado, desburocratizando e facilitando a expansão dos negócios e atração de novos investimentos. Foi dessa forma que passamos a ser o melhor destino brasileiro dos investimentos”, destacou o secretário.

Priscilla Peres – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MAIS UM ACIDENTE
Vereadora e família sofrem acidente, e carro fica destruído em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS - ELEIÇÕES 2018
DEODÁPOLIS: Prefeito Valdir Sartor vai apoiar André Puccinelli para o governo do estado
OPERAÇÃO LAMA ASFÁLTICA
Prisão de Puccinelli faz 24 h com noite 'tranquila' e sem pedido de liberdade
CORRIDA PARA FEDERAL - NÚMEROS
Pesquisa para Federal indicam Beto, Fabio, Rose e Mandeta na frente, confira os números
CORRIDA PELO SENADO
Senado; Nelsinho e Zeca mantêm dianteira, Moka cresce e Delcídio aparece
ATENTADO
Primas de vice-prefeito são alvos de atiradores durante a madrugada
JATEÍ - NOVA DATA DAS PROVAS
JATEÍ: Concurso público tem nova data da prova escrita, confira aqui
SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS
Mato Grosso do Sul banca praticamente sozinho segurança nas fronteiras
TRAGEDIA NA RODOVIA
Colisão entre carro e ônibus mata criança e fere quatro na BR-262
DOURADOS - UNIPAR EAD
Graduação a Distância em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unipar EAD em Dourados