Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Agua Clara

MPE denuncia vereadora presa na Operação Voto de Minerva

13 Jan 2018 - 09h58Por Campo Grande News

O promotor de Justiça substituto Paulo Henrique Mendonça de Freitas, da Comarca de Água Clara, ofereceu denúncia contra a vereadora Márcia Queiroz Vida (Podemos) e a suposta auxiliar Inês Oliveira da Silva, por corrupção passiva e tráfico de influência. Márcia, então segunda vice-presidente da Casa, foi presa na operação Voto de Minerva, sob acusação de cobrar propina para mudar o voto na cassação de outra parlamentar.

Conforme informações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPE-MS), baseada em investigações sobre o caso, Márcia Vida e Inês teriam unido esforços para solicitarem vantagem indevida da vereadora Gerolina da Silva Alves (PSDB), que era alvo do processo de cassação. A intenção seria influenciar outros dois parlamentares da Câmara para preservar o mandato da tucana.

A investigação criminal narra que, em 11 de dezembro de 2017, depois da última sessão da Câmara de Água Clara, Márcia Vida se aproximou de Gerolina e perguntou o horário que esta estaria na escola que trabalha, pois uma pessoa lhe procuraria. No dia seguinte, por volta das 11h, Inês compareceu ao local dizendo estar ali a pedido de Márcia.

BILHETES

Inês, então, teria mostrado a Gerolina uma lauda de papel na qual constava uma mensagem escrita por Márcia Vida, com os dizeres: “Você quer meu voto a favor a respeito do processo de cassação? ( ) sim ( ) não”.

Diante disso, Inês teria dito que, caso a resposta fosse “sim”, Márcia pediu que lhe fosse mostrado outro recado: “Me arruma R$ 80 mil que eu voto a favor ou faria com que o processo fosse cancelado!”. Gerolina recusou a oferta. Inês então foi embora pedindo desculpas e justificando que teria ido à escola porque Márcia Vida havia lhe pedido para levar a proposta.

Porém, um novo encontro entre Gerolina e Inês ocorreu no dia 14, por volta das 14h. Desta vez, a vereadora do PSDB decidiu gravar a conversa para a apresentar às autoridades a exigência feita por Márcia Vida –material entregue ao Ministério Público.

Durante o depoimento de Gerolina, Inês ligou no celular da parlamentar. A ligação foi colocada em viva-voz e ouvida também pelo promotor. A interlocutora teria dito que estava em frente à casa da vereadora, com quem precisava conversar. Foi marcado um novo encontro para as 22h30, desta vez acompanhado pelas autoridades e novamente gravado, municiando o MPMS com mais informações sobre o tráfico de influência.

MÍNIMO

Inês voltou a apresentar uma lauda de papel com dizeres escritos por Marcia Vida: “O mínimo é R$ 50 mil. Faço para o processo! Como? Não vai nem ter votação! Você tem que confiar e sabe que pode nem ter votação! O relator vai encaminhar para mim, aí já paro! Entendeu? Só posso dizer: confie em mim! Derrubo mais dois votos comigo! (tráfico de influência) E que fique entre nós sempre!”.

A representante da segunda secretária da Câmara deu mais detalhes sobre o procedimento para parar o processo e a forma com a qual a propina seria paga.

O Ministério Público representou pela prisão preventiva das denunciadas e pela busca e apreensão de documentos nas residências de Inês e Márcia e na Câmara. Além das condenações, o promotor requereu condenação por dano moral contra Gerolina e dano moral coletivo.

A operação Voto de Minerva teve participação da Polícia Civil e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), sendo deflagrada em 19 de dezembro de 2017.

 
   



 
 

 

 



 
 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CAPACITAÇÃO
Projeto Estudantes no Controle inicia primeira semana de execução da etapa Oficina de Capacitação
SEGURANÇA
Centro Integrado de Operações de Segurança comemora 20 anos com entrega de honrarias
vagas emprego carteira trabalho 730x425 OPORTUNIDADE
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas até dia 1°
FORTALECIMENTO
MS se alinha a iniciativas nacionais para fortalecer regulação do mercado de gás natural
MUNICIPALISMO
Governo envia aos 79 municípíos convite que vai priorizar saúde, educação e infraesturura

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho