Menu
SADER_FULL
sexta, 13 de dezembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
DIAMONT EVENTOS
SALVO PELO CACHORROS

'Meus cachorros são meus heróis', declara homem atacado por onça-pintada e salvo por 5 cães em MS

'Meus cachorros são meus heróis', declara homem atacado por onça-pintada e salvo por 5 cães em MS

18 Jul 2019 - 09h09Por G1/MS

Julian Romero, de 58 anos, que foi salvo por cinco cachorros ao ser atacado por uma onça-pintada em Porto Murtinho (MS), conversou com o G1 na tarde dessa quarta-feira (17). Ele é funcionário em uma fazenda e disse que, apesar de sempre ver onças na propriedade rural, nunca havia sido atacado. Julian afirma que sobreviveu por milagre:

"Agora eu fico com medo de andar pela área porque quase perdi a vida, tenho que agradecer muito aos meus cachorros, eles são meus heróis" relembra, aliviado.

Julian se recupera após ser atacado por onça-pinta em fazenda de Porto Murtinho. — Foto: Anselma Benitez/Reprodução

Julian conta que na hora do ataque foi tudo muito rápido e que ficou por um momento desacordado assim que a onça pulou sobre ele, derrubando-o. Ele acordou sentindo as patas dela sobre as costas e, pelo peso do animal, percebeu que poderia morrer. Neste momento, os cães começaram a latir e espantaram a onça, que fugiu.

"Eu estava sangrando muito e minha camisa ficou toda rasgada. Me lembro que os cachorros chegaram a correr atrás dela e depois levantei bem devagarzinho, porque estava perdendo sangue e me sentindo muito fraco."
Julian se recupera após ser atacado por onça-pinta em fazenda de Porto Murtinho.  Foto: Anselma Benitez/Reprodução

A esposa de Julian, Anselma Benitez, de 57 anos, disse que eles estão fazendo curativos em casa e que o marido está se recuperando bem. Apesar do susto, é grata pela presença dos cães ao lado do esposo naquele dia: "Agradeço a Deus e aos meu cachorros".

O ataque

Julian relata que estava a cavalo na fazenda acompanhado pelos cães quando sentiu mau cheiro na área de mata e foi verificar do que se tratava:

"Eu fui cedo levar sal no coxo para as vacas e vi uns urubus sobrevoando a mata, desci do cavalo e quando vi era uma anta morta. Logo em seguida a onça pulou nas minhas costas", relembra. Julian levou um tapa e uma mordida nas costas.

O médico que atendeu o homem informou que ele teve quatro perfurações na região das costas e só conseguiu chegar 8 horas depois ao hospital de Porto Murtinho.

Onças atacam para proteger sua caça

O presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Panthera, Leonardo Avelino, explica que a onça pode ter interpretado a presença dos 5 cães como uma "concorrência" alimentar para a caça que protegia: "As onças costumam ficar agressivas com a proximidade de cães, a razão do ataque pode ter sido justamente a presença deles", afirma.

Segundo o coronel Queiroz da Polícia Militar Ambiental (PMA), em duas outras ocasiões, funcionários de uma fazenda foram verificar mau cheiro e foram atacados por onças também, porque especialmente a onça-pintada defende seu alimento:

"Ela mata a presa, depois fica se alimentando e vigiando essa carne. Essa é uma das formas em que ela pode atacar o ser humano, porque a onça-pintada não encara um ser humano adulto como uma presa, ela tende a se afastar, mas para defender seu alimento ou seus filhotes ela pode atacar", explica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRIGORIFICO
Com auxílio do Governo do Estado empresa Paulista construirá um frigorifico em Selvíria
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab fecha semana ofertando 206 vagas de emprego em Campo Grande
CULTURAMA - INAUGURAÇÃO
Culturama ganha neste sábado Farmácia ‘Super Popular’, empresários convidam a todos para inauguração
CIDADE SOLAR NO MS
Cidade Solar é inaugurada em MS e terá capacidade de geração de 9,36 milhões de kWh/ano
UNIGRAN DOURADOS
Avaliações do MEC confirmam: cursos da UNIGRAN são os melhores do MS
DEODÁPOLIS - MPE NA SAÚDE
MPE instaura Inquérito Civil para apurar possíveis irregularidades na área da saúde em Deodápolis
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Na inauguração da Cidade Solar, Reinaldo Azambuja destaca política de incentivo à energia limpa
FERRARI NOEL
Novas informações sobre o estado de saúde do Papai Noel Ferrari
PREJUIZO
MS terá perda de R$ 42 milhões com extinção de cinco municípios
CULTURA
Governo do Estado e FCMS lançam edital do Fundo de Investimentos Culturais 2019