Menu
PASSARELA
domingo, 24 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Feliz Aniversário

Mato Grosso do Sul completa 40 anos nesta quarta-feira (11)

Segundo o IBGE, Estado tem atualmente cerca de 2.713.147 habitantes

11 Out 2017 - 07h56Por Nova News

Nesta quarta-feira (11), o Estado de Mato Grosso do Sul completa 40 anos. O desejo de desmembrar Mato Grosso do Sul de Mato Grosso se iniciou nas primeiras décadas do século XX, com uma revolta sob a liderança do coronel João da Silva Barbosa, resultando que os rebeldes foram derrotados.

O norte sempre teve resistência, por ter medo de que o estado se esvaziasse economicamente. Por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932, efetivou-se a adesão do sul ao movimento, sob a condição de que se fosse vitorioso seria dividido o antigo estado.

 
Cb image default
 
Campanha do Governo do Estado destaca Mato Grosso do Sul como sendo "O Coração do Brasil" - Imagem: Divulgação
 

No dia 11 de outubro de 1977, finalmente concretizou-se o desmembramento de Mato Grosso do Sul, que o presidente Ernesto Geisel elevou à categoria de estado em 1º de janeiro de 1979, sendo primeiro governador empossado Harry Amorim Costa, além da Assembleia Constituinte. O acontecimento das primeiras eleições deu-se apenas em 1982.

Como justificativa de desmembrar o novo estado, foi argumentado pelo governo federal que a grande extensão da área do antigo estado tornava-o difícil de administrar, além da apresentação dos verdadeiros ambientes naturais diferenciados.

>> Assista o clip dos 40 anos de MS 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul tem atualmente cerca de 2.713.147 habitantes. A população é formada por imigrantes de várias regiões do Brasil e até de outros países.

As principais atividades econômicas são a agricultura (soja, milho, algodão, arroz, cana-de-açúcar); a pecuária (gado bovino) e a indústria alimentícia, porém o Estado também comporta outras atividades, como a produção e papel e celulose, por exemplo.

Nos últimos anos, uma série de investimentos do Governo do Estado em diversas áreas levou melhorias significativas à população de todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Entre os setores prioritários estão saúde, segurança pública educação, economia e infraestrutura. Para conferir as ações clique aqui.

O Mato Grosso do Sul tem, como bebida típica, o tereré, que é o seu patrimônio imaterial, sendo o Estado um dos maiores produtores de erva-mate da Região Centro-Oeste do Brasil. O churrasco, herança da colonização gaúcha e o ritmo musical chamamé também fazer parte da cultura estadual.

A natureza do Estado, especialmente na região do Pantanal e do município de Bonito são cartões postais que levam o nome de Mato Grosso do Sul mundo a fora. 

Imagens: Reprodução

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - FOTO DO DIA
FOTO DO DIA: Primeiro prédio das Casas Pernambucanas na década de 1970 em Fátima do Sul
CARGA PESADA
Preso ao tentar carona é suspeito de abandonar carro com 1t de maconha
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Novas centrais de comercialização da agricultura familiar são destaque no MS no Campo
MAFIA DOS CIGARROS
Juiz aceita denúncia e 28 policiais militares de MS viram réus
AÇÕES DO GOVENO DO MS
MS gerou 1.503 empregos a mais entre janeiro a maio de 2018 em relação ao mesmo período de 2017
FÁTIMA DO SUL - LF CALÇADOS
Inspirações com looks com tênis para usar já! dicas da LF Calçados em Fátima do Sul
DEPUTADO TRABALHANDO PELO MS
Onevan assegura mais 3 emendas parlamentares para Batayporã
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Izauri e Reinaldo assinam contrato de R$ 22 Milhões
ATENTADO
Preso em Rio Brilhante o casal acusado de atentado contra prefeito de Paranhos
ASSALTO
Ladrões arrombam e levam cofre de agência dos Correios