Menu
SADER_FULL
segunda, 24 de fevereiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
NOVO HORIZONTE DO SUL - AÇÕES DO GOVENO DO MS

Implantação de projeto de microbacias do Governo do Estado ganha impulso ao resistir a fortes chuvas

Implantação de projeto de microbacias do Governo do Estado ganha impulso ao resistir a fortes chuvas

12 Nov 2018 - 15h54Por Kelly Ventorim / (Semagro)

Para tratar da recuperação de áreas danificadas por enxurrada, onde são abertas profundas erosões, destruídas plantações, moradias e estradas em Novo Horizonte do Sul, a Prefeitura junto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), e em parceria com o Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e a Adecoagro implementou um projeto de microbacias que, no último mês apresentou resultados importantes, em um primeiro grande teste pelo qual passou.

 

Na Linha Toco do Ypê, naquele município, foram construídas curvas de níveis para quebrar a força da água, evitando assim o surgimento das erosões. O modelo, nada convencional, que a princípio havia encontrado certa resistência por parte dos produtores da região, por conta principalmente do elevado número de curvas, se mostrou eficiente depois de resistir às chuvas ocorridas no mês de outubro que chegaram a 520 milímetros, no total.

Com solo bastante arenoso, a região que tem sofrido muito nos últimos anos com fortes chuvas (que aumentam a velocidade das enxurradas, levando tudo por onde passam, tirando inclusive os nutrientes e provocando voçorocas nas propriedades e nas estradas vicinais) encontrou no projeto uma solução viável e segura.

A afirmação é do superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta, que visitou o local na semana passada, e conversou com o prefeito Marcílio Alvaro Benedito e produtores da região. “Depois do teste de fogo que o projeto passou ao resistir aos 520 milímetros de chuva de outubro, os produtores estão cada vez mais interessados em implementar em suas propriedades. Isso para nós [Governo] é gratificante ” completou, lembrando que o modelo aplicado ali é base para o projeto de microbacias que o Governo do Estado pretende implementar, o mais breve possível, em todo Mato Grosso do Sul.

O prefeito Marcílio Benedito, que acompanhou Beretta e o coordenador de Pecuária da Semagro, Fernando Nascimento comentou sobre a importância da parceria com o Governo do Estado, os sindicatos e a cooperativa, lembrando que o interesse da solução pelo problema é de todos e, a médio e longo prazo, trará reflexos positivos na economia da região e do Estado.

Kelly Ventorim –  Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) 

Fotos: Semagro

Deixe seu Comentário

Leia Também

MARIA DA PENHA
Mulher é espancada pelo marido após sair para buscar galão de água e demorar para chegar
IVINHEMA - NOTA DE REPÚDIO
IVINHEMA: Câmara divulga Nota de Repúdio contra vereador que diz ter desvendado esquema de corrupção
TRÁGICO ACIDENTE
Grave acidente entre caminhão e carreta deixa um morto em Nova Alvorada do Sul
OUSADOS - POLÍCIA
Bandidos invadem condomínio, furtam cofre e deixam prejuízo R$ 500 mil
FÉ DE DENTRO DOS PRESÍDIOS
Um dos pilares da ressocialização, a religião promove ambiente de fé em presídios do MS
CAPOTAMENTO
Saindo de festa, jovem de 25 anos morre em acidente de carro em MS
GOVERNO APOIANDO O ESPORTE
Com apoio do Governo do Estado, 17ª Copa Assomasul terá início em 7 de março
RELIGIÃO
Um dos pilares da ressocialização, a religião promove ambiente de fé em presídios do MS
VICENTINA - ALMOÇO NESTE DOMINGO
Domingo é dia de almoçar no Pesqueiro 7 Bello, confira o cardápio em Vicentina
CARNAVAL E TURISMO
Carnaval: Veja 6 destinos para descansar e contemplar as belezas de MS