Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
BARRAGENS NO MS

Imasul conclui vistoria nas barragens e divulgará diagnóstico em 15 dias

Imasul conclui vistoria nas barragens e divulgará diagnóstico em 15 dias

30 Jan 2019 - 20h34Por Sílvio Andrade / SUBCOM

O grupo de trabalho coordenado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), vinculado à Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) vistoriou nesta quarta-feira as nove barragens de resíduos de minério de ferro e manganês existentes em Corumbá, com o acompanhamento do Ministério Público Federal.

Ao final da inspeção, iniciada às 9h, na mineradora Vetorial, e encerrada às 17h30, na Vale, os membros do grupo interdisciplinar se reuniram com o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Eboli, e ficou decidido que um diagnóstico preliminar do que foi visto e levantamento quanto às condições físicas e de segurança das barragens será divulgado em 15 dias. Os técnicos argumentaram que, diante da complexidade dos sistemas, qualquer julgamento antecipado poderia comprometer o trabalho.

“Uma coisa temos certeza: a população urbana de Corumbá e Ladário não seriam afetadas em caso de um incidente em uma das barragens”, afirmou Ricardo Eboli, em rápido contato com a imprensa de Corumbá. Ele adiantou que o relatório da inspeção será encaminhado ao Ibama, órgão responsável pelo licenciamento das barragens. “É preciso cautela, não podemos nos precipitar em conclusões sem um parecer de cada órgão que participa desse grupo de trabalho”, explicou.

A vistoria

A procuradora da República, Maria Olívia Pessori Junqueira, participou da vistoria e também não apresentou conclusões, declarando apenas que a visita, onde fez vários questionamentos aos técnicos das empresas, e o diagnóstico a ser apresentado pelo Imasul serão importantes para as investigações realizadas pelo MPF para apurar as condições de operacionalidade das barragens e o plano de atendimento emergencial à população situada na área de risco.

Vistoria foi realizada em nove barreiras, com acompanhamento do Ministério Público Federal

A vistoria foi iniciada na barragem Sul, situada na Mina Laís (morraria de Urucum), a maior da Vetorial, com sua capacidade máxima de 800 mil metros cúbicos, com projeto para ser ampliada para 1 milhão de metros cúbicos. Em caso de rompimento, essa barragem atingiria dois córregos e a lama se estendia por 7 km. Em seguida, o grupo visitou a barragem Monjolinho (morraria de Santa Cruz), para 150 mil metros cúbicos.

A principal barragem da Vale, a Gregório (morraria de Santa Cruz), com capacidade para 9 milhões de metros cúbicos, opera há 27 anos sem apresentar problemas. Os técnicos da empresa mostraram outras barragens com rejeito seco, em processo de retomada operacional, e também unidades que estocam rejeitos de manganês, em menor escala em relação ao minério de ferro. Essas barragens estão situadas às margens da BR-262, em Urucum.

Participaram da vistoria, integrando o grupo de trabalho montado pelo Imasul, a prefeitura de Corumbá, Defesa Civil do Estado e do Município; Corpo de Bombeiros; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MS); Polícia Militar Ambiental; Ministério Público do Trabalho;  e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Corumbá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Pesqueiro 7 Bello terá almoço neste domingo e torneio de pesca no próximo dia 24 em Vicentina
DOURADOS - VÍDEO DE ACIDENTE
VÍDEO mostra colisão frontal entre motos que matou dois em Dourados
FÁTIMA DO SUL - OPERAÇÃO DOLOS
Mega operação envolveu mais de 20 policiais e cães farejadores contra o tráfico em Fátima do Sul
TRANSPORTE ESCOLAR
Deputado Onevan oficializa entrega de ônibus escolar em Taquarussu
DEODÁPOLIS - ALERTA
Golpista vende produtos religioso usando nome de projeto social em Deodápolis
FÁTIMA DO SUL - APROVADOS EM VESTIBULARES
Em Fátima do Sul, Escola Vicente Pallotti parabeniza estudantes aprovados em Vestibulares 2019
FÁTIMA DO SUL - APROVADOS EM VESTIBULARES
Em Fátima do Sul, Escola Vicente Pallotti parabeniza estudantes aprovados em Vestibulares 2019
FERA
Homem é agredido por esposa com bastão de ferro ao insistir em fazer sexo com ela em MS
MUITA CHUVA DO MS
Tempestade alaga ruas e morador é visto atravessando cidade em caiaque em cidade do MS
CRIME PASSIONAL
Marido ateia fogo à esposa exigindo confissão de traição e é preso invadindo hospital em MS