Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 10 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ENERGIA SOLAR

Condel publica regulamento para geração de energia financiada por linha de crédito

Financiamento da aquisição e instalação de placas fotovoltaicas em residências ou condomínios residenciais por pessoas físicas.

14 Jun 2018 - 08h31Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – O Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel)  incluiu na programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) de 2018, o financiamento da aquisição e instalação de placas fotovoltaicas em residências ou condomínios residenciais por pessoas físicas. Esse é mais um passo no projeto do Governo do Estado de fomento à geração de energia.

A proposta feita pelo CEIF-FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis do FCO), presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), foi aprovada em abril pelo Condel e agora avança para entrar em prática. Nos próximos 30 dias o Banco do Brasil deve adequar o sistema para receber as propostas de financiamento.

A linha de crédito para financiamento de micro e mini geração de energia elétrica por pessoa física terá limite de R$ 100 mil em recursos com prazo de até seis anos para pagamento, incluindo a carência de até seis meses.

Para o secretário da Semagro, Jaime Verruck, este é mais um passo importante para ampliar a geração de energia solar no País, que vai contribuir para abrir novos mercados e reduzir custos para quem quer investir.

“Há um grande mercado a ser explorado nesse segmento e essa medida vem para beneficiar a população e o País, gerando mais energia renovável e expandindo um mercado com potencial para crescimento”, destaca.

Além de produzir energia para manter residências ou propriedades rurais, quem gerar energia própria e jogar o excedente no sistema interligado, via distribuidora, deixa de pagar conta de luz e acumula créditos para usar no futuro.

O uso de fontes de energia renovável em Mato Grosso do Sul, em especial de energia solar fotovoltaica, é uma ação do Governo do Estado que, desde 2015, tem atuado para incentivar a prática. Vários são os empenhos feitos ao longo dos últimos anos, como a adesão ao Convênio do Confaz que isenta de  Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a energia distribuída, a aprovação da lei que retira a obrigatoriedade de compensação ambiental de projetos de energia fotovoltaica.

Por fim, junto com o Banco do Brasil, o Governo do Estado defendeu junto ao Conselho deliberativo do FCO que fossem retiradas várias restrições no financiamento de equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica.

Priscilla Peres – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Início da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima: Celebração, devoção e união em Fátima do Sul
Feira Livre
É Hoje! Feira Livre em Vicentina-MS com o show imperdível de Vitor Gregório e Marco Aurélio, só vem!
TRAGÉDIA
Adolescente de 12 anos morre por meningite em hospital de Mato Grosso do Sul
POLÍTICAS PÚBLICAS
Grupo de trabalho vai elaborar políticas públicas destinadas à promoção da igualdade racial
SEGURANÇA
Com monitoramento 24h por dia, Governo de MS coloca centro de segurança viária em funcionamento

Mais Lidas

Plantão
Acidente na Rodovia 376 deixa trânsito parcialmente interrompido entre Fátima do Sul e Vicentina
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede do Regim da Sucam, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento
Foto: Washington Lima / Fátima Em DiaAÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Acabando a poeira: Drenagem e asfalto chegando na Linha Iguassu no Jardim dos Ipês em Fátima do Sul
DESPEDIDA
Família se despede de jovem que lutou bravamente em MS