Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DO MS

Com licitação, Rota Bioceânica começa a ser concretizada

Com licitação, Rota Bioceânica começa a ser concretizada

9 Jul 2019 - 14h28Por MS.GOV

Essencial para a concretização da rota de integração da América Latina rumo aos portos do Pacífico, a ponte entre Carmello Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, está mais próxima de ter a construção iniciada. A licitação do projeto executivo para a edificação da obra será assinada no dia 20 de julho. O governador Reinaldo Azambuja, em uma conversa no Palacio de los López, sede do governo paraguaio, recebeu o convite do presidente daquele país, Mario Abdo Benítez, para participar do evento. 

“Vai ser a abertura do acesso ao Pacífico. É o sonho que vai se tornar realidade. Quando se transformar em realidade vamos ter muito mais competitividade, mais condições neste mercado global, de competição de produtos, tanto produzidos no Brasil quanto no Paraguai”, afirmou Reinaldo Azambuja.

A intenção dos governantes é de acelerar a construção da ponte, de 680 metros de comprimento, essencial para a concretização da rota. O governador sul-mato-grossense contou que irá convidar o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, para participar da assinatura em Carmello Peralta, com a presença da diretoria da Itaipu. A nova rota irá encurtar a distância e reduzir tempo e custo do transporte de cargas para países asiáticos. A construção da ponte é avaliada em US$ 75 milhões.

O secretário Jaime Verruck (Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) explicou que a empresa licitada também terá a função de fiscalizar a construção. “A mesma empresa, além de fazer o projeto, irá fiscalizar a obra. Então, é um momento importante, onde se dá o primeiro start de contratação e de um edital internacional para a contratação de um projeto. É o primeiro grande ato visando concretizar a obra”.

Também será construída uma outra ponte, sobre o rio Apa, na fronteira entre os dois países. Reinaldo Azambuja e Mario Abdo Benítez discutiram ainda temas para o fortalecimento das relações entre Mato Grosso do Sul e Paraguai em matéria de integração econômica e institucional, como a criação de um parque tecnológico entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (PY) e a instalação de aduanas em Ponta Porã e Mundo Novo.

“Com certeza, vamos estreitar ainda mais os laços que nos unem, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Fizemos ali a proposta ao chanceler, para ampliação de um grupo de trabalho conjunto, para discutir a Bioceânica, que é a rota que interliga Mato Grosso do Sul ao Paraguai, rumo aos portos do Pacífico, discutimos a questão do Parque Tecnológico Pedro Juan Caballero – Ponta Porã. Discutimos ali a questão de fazermos a integração do Ministério da Agricultura com as nossas fundações, Embrapa, Fundação MS, que trabalha pesquisa, tecnologia, principalmente na área produtiva e a integração das nossas forças de segurança com Paraguai e Mato Grosso do Sul”, disse.

Reinaldo Azambuja aproveitou para convidar o presidente do Paraguai para participar da inauguração de um prédio da colônia paraguaia em Campo Grande, que está em construção. Com 50 mil paraguaios e descendentes, Mato Grosso do Sul tem a maior colônia fora do Paraguai.

Sanidade animal e segurança pública também foram discutidos, explicou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. “O governador Reinaldo Azambuja trouxe uma pauta de sanidade animal, que é sempre importante, já que o Brasil e Mato Grosso do Sul aderiram ao Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa e isso traz uma série de mudanças nessa relação binacional, Paraguai-Brasil, em especial Mato Grosso do Sul, que tem uma fronteira ampla com o Paraguai”, acrescentou.

Participaram do encontro também a ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; presidente da Assembleia Legislativa de MS, Paulo Corrêa; vice-governador Murilo Zauith; conselheiro da Itaipu, Carlos Marun; e o engenheiro Pánfilo Benitéz, assistente técnico da direção de coordenação da Itaipu Binacional.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

INVESTIMENTOS
PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos
OBRAS
Governo de MS avança nos reparos da ponte sobre o rio Paraguai
ESTRATÉGIAS
Com foco no cidadão, Governo de MS define estratégias e metas para atuação da Cidadania
DEVOTO
Devoto que carrega santa de 25kg nas costas já andou 97 km e ganhou de dinheiro a cachos de banana
ATENÇÃO
Atualização de tecnologia deixará Portal do Servidor indisponível temporariamente

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos