Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
PREVISÃO DO TEMPO

Calor persiste até neste domingo e dá trégua com nova frente fria

Calor persiste até neste domingo e dá trégua com nova frente fria

12 Out 2019 - 12h37Por Correio do Estado

O calor intenso deverá persistir em Mato Grosso do Sul durante todo o fim de semana, mas a situação pode mudar a partir de segunda-feira (14). Pelo menos é isso que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o Estado até quarta-feira (16).

Neste sábado (12) a previsão é de sol entre poucas nuvens com temperaturas que continuam elevadas. A umidade do ar estará baixa, entretanto a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas, especialmente no oeste do Estado.

A situação é semelhante a registrada ontem, com calor que chegou a 35,7°C registrado às 14h pelo Inmet, o campo-grandense buscou alternativas para se refrescar. E valeu quase tudo.

Na Lagoa Itatiaia, alguns decidiram pescar, enquanto um grupo de garotos aproveitou a soneca dos guardas municipais - que ficam em uma base no local - para brincarem na água. Os meninos disseram que só conseguem entrar na lagoa quando os agentes estão descansando, caso contrário são proibidos de se refrescar.

Mas, apesar da sensação térmica ainda maior, Campo Grande não estava tão quente quanto Porto Murtinho. O município a 440 quilômetros da Capital teve máxima de 39,8°C às 15h de ontem de acordo com o Inmet e ficou em 11°lugar no ranking das mais quentes do Brasil.

Já o meteorologista Natálio Abrahão Filho informo que a temperatura na cidade chegou a 40,1°C com sensação térmica de 45°C, disparado o município mais quente do Estado. “Sem chuva e umidade mínima de 23%”, disse Abrahão.

SÁBADO

Mas para hoje a previsão já não é de tempo seco. “Neste sábado chove um pouco na região do Pantanal, será rápido, e também no Oeste do Estado. As precipitações se formam por conta do calor intenso”, explicou a  meteorologista do Inmet, Helena Balbino. 

Já no domingo (13) o tempo estará mais nublado. As chuvas rápidas vão ser constantes no fim de semana em todo o Estado. “Ocorrem, especialmente a partir da tarde, pancadas de chuva com trovoadas, por vezes fortes. No domingo chove um pouco mais, com raio e tudo”, disse ela.

Mas na segunda-feira (14) as instabilidades aumentam, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas no sul e oeste do Estado e nas demais áreas chove de forma isolada. A mudança é por conta de uma frente fria que se forma desde quinta-feira (10) no Uruguai e norte da Argentina. 

“Estava confinada aquelas regiões. Mas ontem (11) começou a subir para o Rio Grande do Sul e vai provocar mudanças em toda a região Sul do País até chegar em Mato Grosso do Sul daqui dois dias. Na segunda-feira a frente se desloca e fica mais sob o Estado. Aumenta mais a chuva até terça-feira. Mas não deve derrubar muito a temperatura”, explica Helena.

Na terça-feira (15) o dia estará mais nublado e chove com trovoadas. Mas no nordeste do Estado a possibilidade de pancadas de chuva estará menor. A temperatura deverá ter uma ligeira queda no leste, sul e sudoeste do Estado. “Na terça-feira também esfria no Pantanal”, afirma a meteorologista.

No Estado as temperaturas devem variar entre 20°C e 39°C neste sábado. Já no domingo entre 20°C e 40°C. Na segunda-feira a máxima deve ser de 40°C e a mínima de 19°C, e na terça-feira os termômetros devem marcar entre 40°C e 17°C. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

INFRAESTRUTURA
Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística
Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
INVESTIMENTOS
PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos
OBRAS
Governo de MS avança nos reparos da ponte sobre o rio Paraguai
ESTRATÉGIAS
Com foco no cidadão, Governo de MS define estratégias e metas para atuação da Cidadania

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos